A RELAÇÃO ENTRE CRIAÇÃO DE VALOR, DESEMPENHO FINANCEIRO E DIVIDENDOS: UMA ANÁLISE SOB A ÓTICA DO Q DE TOBIN E MARKET-TO-BOOK DAS EMPRESAS LISTADAS NA B3
Abstract
A política de dividendos é tema nas reuniões de acionistas e preocupação para o mercado, como o de fundos de investimento e suas estratégias de investimentos de curto e longo prazo, buscando criação de valor. Este artigo procurou responder ao seguinte problema de pesquisa: qual a relação entre políticas de distribuição de dividendos e criação de valor? Para responder a esta pesquisa, foram utilizados dados das empresas de capital aberto listadas na B3 entre os anos 2010 e 2018. Para analisar os resultados, foi utilizada a análise de dados em painel com efeito fixo. Esse estudo contribui por indicar que em países em desenvolvimento, onde há fraca proteção legal, a política de distribuição de dividendos apresenta evidências de que a empresa cria valor para o acionista, demostrando, assim, que a política de distribuição de dividendos deve fazer parte das estratégias de buscar valor para os acionistas, dos conselhos das empresas, assim como os diretores e reuniões de acionistas. Caso contrário, poderá impactar negativamente na criação de valor positiva futura das empresas. E a teoria que mais obteve alinhamento foi a teoria de sinalização.
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