TERRITORIALIDADES AMAZÔNICAS: SENTIDOS E PRODUÇÃO DE CONHECIMENTOS E OS DESAFIOS DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO CONTEXTO ATUAL
Abstract
Este artigo discute sobre os sentidos e as produções de conhecimentos das e nas Amazônias e os projetos de formação de professores no Brasil. Para esse percurso, indaga: Que disputas políticas, ideológicas, epistemológicas e antológicas se fazem presentes entre a produção do conhecimento e as territorialidades amazônicas? Que concepções de formação de professores vão ao encontro dessas territorialidades? A intenção é descrever as concepções de formação de professores no debate sobre territorialidades amazônicas, visando ampliar o desenvolvimento da educação pública, democrática, referenciada pelas formas de vida, trabalhos e resistências e das diferentes populações nas territorialidades Amazônicas, ou seja, onde a interculturalidade, autonomia e sustentabilidade configurem-se como referências para a construção da política de formação de professores nas Universidades Amazônicas. Para tanto, apresenta uma discussão sobre as territorialidades, na sequência, os sentidos e os significados sobre as Amazônias e a produção do conhecimento e, por fim, as territorialidades amazônicas e as concepções de formação de professores.
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