JOVENS COM TRAJETÓRIAS DESIGUAIS DE ESCOLARIZAÇÃO E SUA RELAÇÃO COM O SABER
Abstract
Esse artigo apresenta os resultados de um estudo realizado com jovens com trajetórias desiguais de escolarização, marcadas por reprovações e evasão escolar. A pesquisa foi realizada com o objetivo de compreender como esses estudantes se apropriavam dos conhecimentos que fazem parte do currículo escolar e em que medida a organização pedagógica do projeto de correção de fluxo escolar influenciou na reconfiguração da relação dos jovens com o saber. Como procedimentos de pesquisa foram realizadas observações não participantes nas aulas do projeto e uma seção de grupo focal com estudantes. O material discursivo gerado pelo grupo focal e pelo diário de campo foi analisado com base no arcabouço conceitual e metodológico da análise do discurso. Identificamos que a ampliação da participação em sala de aula, a dinamização da prática pedagógica, a contextualização curricular e os vínculos com as professoras da classe de correção de fluxo escolar contribuíram para desencadear relações de maior envolvimento com o saber transmitido pela escola.
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