A AGENDA 2030 NAS UNIVERSIDADES FEDERAIS BRASILEIRAS: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO
Abstract
Os estudos do grupo de pesquisa Gestar/CNPq/UFSM têm em suas prioridades e fundamentos a análise de políticas e processos de gestão da Educação Superior. Nesse sentido, este texto de caráter exploratório objetivou verificar como a Agenda 2030 vem sendo abordada nas Universidades Federais brasileiras. Realizou-se análise documental do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) das universidades e dos seus respectivos sites. Evidenciou-se que cinco universidades contemplam expressamente a Agenda 2030 em seus PDI. Também, constatou-se que a Agenda 2030 vem sendo abordada em outras ações nas demais Instituições: promoção de eventos; formação de agentes multiplicadores; desenvolvimento de projetos de extensão com aderência aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS); desenvolvimento de trabalhos acadêmicos conectados aos ODS, entre outras atividades acadêmicas. Torna-se necessário maior engajamento da comunidade universitária para que a Agenda seja priorizada, assim como o alcance dos ODS se constituam efetivos até 2030 considerando o compromisso de inserção social das IES.
References
BOUFLEUER, José Pedro. Inserção social como quesito de avaliação da pós-graduação. Revista de Educação Pública, v. 18, n. 37, p. 371-382, 2012. Disponível em: http://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/488/418. Acesso em: 19 fev. 2020.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília. DF: Senado Federal.1998. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicaocompilado.htm. Acesso em: 10 jan. 2020.
___________. Ministério do Meio Ambiente - MMA. Manual da agenda ambiental na Administração Pública (A3P). 5. ed. Brasília/DF. 2009. 95 p. Disponível em: https://www.mma.gov.br/estruturas/a3p/_arquivos/cartilha_a3p_36.pdf. Acesso em 02 fev. 2020.
___________. Lei n. 10.861, de 14 de abril de 2004. Institui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES e dá outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2004/lei/l10.861.htm. Acesso em: 10 jan. 2020.
___________. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm. Acesso 12 jan. 2020.
____________. Portaria MEC nº 21, de 21 de dezembro de 2017. Disponível em: http://www.in.gov.br/materia/-/asset_publisher/Kujrw0TZC2Mb/content/id/1284644/do1-2017-12-22-portaria-n-21-de-21-de-dezembro-de-2017-1284640-1284640. Acesso em: 19 fev. 2020.
CHAUÍ, Marilena de Souza. A universidade pública sob nova perspectiva. Revista Brasileira de Educação, São Paulo, n. 24, p. 5-15, set./dez. 2003. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbedu/n24/n24a02.pdf. Acesso em: 27 jan. 2020.
GADOTTI, Moacir. Qualidade Social da Educação. Subsídios para a elaboração do Projeto Político Pedagógico do Centro Educacional Unificado (CEU)–da Rede Municipal de Ensino de São Paulo. São Paulo: IPF, 2003.
GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5.ed. São Paulo: Atlas, 1999.
GONÇALVES, Nadia Gaiofatto. Indissociabilidade entre Ensino, Pesquisa e Extensão: um princípio necessário. Perspectiva, v. 33, n. 3, p. 1229-1256, 2015. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/perspectiva/article/view/2175-795X.2015v33n3p1229/pdfa. Acesso em: 08 fev. 2020.
KRAEMER, Maria Elisabeth Pereira. A Universidade do Século XXI: Rumo ao Desenvolvimento Sustentável. Revista Eletrônica de Ciência Administrativa (RECADM), Curitiba, v. 3, n. 2, nov./2004. Disponível em: http://www.periodicosibepes.org.br/index.php/recadm/article/view/408/306 . Acesso em: 08 fev. 2020.
LAGO, André Aranha Corrêa do. Estocolmo; RIO, Joanesburgo. O Brasil e as três conferências ambientais das Nações Unidas. Fundação Alexandre de Gusmão (Funag), Ministério das Relações Exteriores. Brasília, DF, 2006. Disponível em: http://funag.gov.br/loja/download/903-Estocolmo_Rio_Joanesburgo.pdf. Acesso em: 25 jan. 2020
MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos metodologia científica. 4.ed. São Paulo: Atlas, 2001.
MILANI, Carlos. O meio ambiente e a regulação da ordem mundial. Contexto internacional, v. 20, n. 2, p. 303, 1998. Disponível em: https://search.proquest.com/openview/675556efb0c6d751122a6ce254a971dc/1?pq-origsite=gscholar&cbl=1936339. Acesso em: 28 jan. 2020.
ODM BRASIL. Objetivos de Desenvolvimento do Milênio. Disponível em: http://www.odmbrasil.gov.br/os-objetivos-de-desenvolvimento-do-milenio. Acesso em: 19 fev. 2020.
ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS. Declaração final da Conferência das Nações Unidas Sobre Desenvolvimento Sustentável (RIO + 20), 2012. Disponível em: http://www2.mma.gov.br/port/conama/processos/61AA3835/O-Futuro-que-queremos1.pdf. Acesso em: 24 jan. 2020.
__________. Transformando Nosso Mundo: A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, 2015. Disponível em: https://nacoesunidas.org/wp-content/uploads/2015/10/agenda2030-pt-br.pdf. Acesso em 15 de jan. 2020.
__________. United Nations Academic Impact. Disponível em: https://academicimpact.un.org/sites/academicimpact.un.org/files/UNAI%20MEMBERS%20LIST%20FEBRUARY%202020.pdf. Acesso em: 19. fev. 2020.
SDSN Australia/Pacific (2017): Getting started with the SDGs in universities: A guide for universities, higher education institutions, and the academic sector. Australia, New Zealand and Pacific Edition. Sustainable Development Solutions Network – Australia/Pacific, Melbourne. Disponível em: http://ap-unsdsn.org/wp-content/uploads/Como-comecar-com-os-ODS-nas-Universidades_18-11-18.pdf. Acesso em 03 fev. 2020.
SEIFFERT, Mari Elizabete Bernardini. Gestão Ambiental: Instrumentos, esferas de ação e educação ambiental. 1.ed. São Paulo: Atlas, 2009.
UNIVERSIDADE FEDERAL DA INTEGRAÇÃO LATINO-AMERICANA. Plano de Desenvolvimento Institucional 2019-2023/UNILA. Foz do Iguaçu, 2019. Disponível em: https://portal.unila.edu.br/proplan/planejamento/pdi-unila-2019-2023-em-processo-de-revisao.pdf. Acesso em: 09 fev. 2020.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA. Plano de Desenvolvimento Institucional 2018-2023/UFV. Viçosa, 2018. Disponível em: http://www.planejar.ufv.br/wp-content/uploads/PDI-2018-2023-UNIVERSIDADEFEDERALDEVICOSA.pdf. Acesso em: 09 fev. 2020.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA. Plano de Desenvolvimento Institucional 2019-2023/UNIPAMPA. Bagé, 2019. Disponível em: https://sites.unipampa.edu.br/proplan/files/2019/09/pdi-2019-2023-publicacao.pdf. Acesso em: 08 fev. 2020.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA. Plano de Desenvolvimento Institucional 2019-2030/UFRB. Cruz das Almas, 2019. Disponível em: https://www.ufrb.edu.br/pdi/images/documentos/pdi-ufrb-2019-2030.pdf. Acesso em: 08 fev. 2020.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE. Plano de Desenvolvimento Institucional 2019-2022/FURG. Rio Grande, 2019. Disponível em: https://pdi.furg.br/images/PDI_2019-2022_-_21052019.pdf. Acesso em: 08 fev. 2020.
WACHHOLZ, Chalissa Beatriz. A sustentabilidade na universidade: o desafio da ambientalização na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Anais. X ANPEDSul, Florianópolis: SC, out, 2014.Disponível em: http://xanpedsul.faed.udesc.br/arq_pdf/1729-0.pdf. Acesso em: 10 jan. 2020.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).