PRÁTICAS EDUCATIVAS E PEDAGÓGICAS COM OS BEBÊS: MÚLTIPLAS POSSIBILIDADES NO COTIDIANO DA CRECHE
Abstract
A inserção dos bebês à educação infantil vem ganhando espaço na atualidade. A entrada e permanência das famílias ou responsáveis no mercado de trabalho incentiva a busca pelas creches. Os pais e professores acreditam que só há aprendizagem quando há atividade palpável. Atividades escolarizantes e retrógradas. Utilizando autores como Barbosa (2010), Horn (2015), Tristão (2015) entre outros estudiosos da primeira infância, buscou-se responder como proporcionar propostas significativas e que respeite as especificidades dos bebês. Pensar em ações pedagógicas que respeitem os bebês em suas especificidades é compreender que eles aprendem nas brincadeiras e interações com os mais variados matérias e espaços. Para isso o olhar atento e sensível, o acolhimento e as intencionalidades no planejamento são essenciais na organização, no sabe, pensar e fazer a prática pedagógica com bebês.
References
BARBOSA, Maria Carmem. As especificidades da ação pedagógica com os bebês
Maria Carmem Barbosa In: I SEMINÁRIO NACIONAL: CURRÍCULO EM MOVIMENTO – perspectivas atuais, 2010, Belo Horizonte. Anais eletrônicos. Belo Horizonte: nov, 2010. Disponibilidade em:
<http://portal.mec.gov.br/docman/dezembro-2010-pdf/7154-2-2-artigo-mec-acao-pedagogica-bebes-m-carmem/file>. Acesso em: 20 jan. 2017
BRASIL, Ministério da Educação. Secretária de educação Básica. Diretrizes curriculares nacionais para a educação infantil/ Secretaria de Educação Básica. Brasília: MEC, SEB. 2010.
_________, Ministério da Educação. Secretária de educação Básica. Práticas cotidianas na educação infantil - bases para a reflexão sobre as orientações curriculares. Brasília 2009. Disponibilidade em:
<http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/relat_seb_praticas_cotidianas.pdf.> Acesso em: 20 jan 2017.
CARONI, Cybelli. Conhecendo a rotina da classe de bebê. In: CAIRUGA, R; CASTRO, M; COSTA, M. (Org.). Bebês na escola, observação, sensibilidade e experiências essenciais. Porto Alegre: Editora Mediação, 2ª ed. 2015 p. 173-192.
DELGADO, Ana Cristina; FILHO, Altino José Martins. Apresentação do dossiê “Bebês e crianças bem pequenas em contextos coletivos de educação”. Pro-posições, v. 24, n. 3 p. 21-30, set/dez 2013. Disponibilidade em:
<http://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/issue/view/883/showToc> Acesso em: 17 dez 2016.
HORN, Maria. O bebê e sua relação com o espaço. In: CAIRUGA, R; CASTRO, M; COSTA, M. (Org.). Bebês na escola, observação, sensibilidade e experiências essenciais. Porto Alegre: Editora Mediação, 2ª ed. 2015 p 103-120.
ORTIZ, Cisele; CARVALHO, Maria. Interações: ser professora de bebês: cuidar, educar e brincar: uma única ação. BAROUKH, J (coord.). ALVES, M. (Org.). São Paulo : Blucher, 2012.
TRISTÂO, Fernanda. “Você viu que ele já esta ficando de gatinho?” Professoras de creche e desenvolvimento infantil. In: Criança pede respeito: Ação educativa na creche e pré- escola. Organização Altino José Martins Filho. Porto Alegre: Editora Mediação, 2ª ed. 2015 p.97-144.
__________, A sutil complexidade das práticas com os bebês. In: Criança pede respeito: Ação educativa na creche e pré- escola. Organização Altino José Martins Filho. Porto Alegre: Editora Mediação, 2ª ed. 2015 p.145-172.
VARGAS, Gardia. A prática educativa em creches: o que fazem os bebês? In: Educar na creche: Uma prática construída com os bebês e para os bebês. Organização Altino José Martins Filho. Porto Alegre: Editora Mediação, 2016 p. 99-115.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).