GÊNEROS TEXTUAIS NA SALA DE AULA: O CORDEL COMO INSTRUMENTO DE ENSINO
Abstract
A presente pesquisa tem por objetivo apresentar uma proposta de ensino com o gênero cordel fundamentada em gêneros textuais e ancorada nos princípios da sequência didática. Para atender ao objetivo proposto, discutimos as concepções de gêneros textuais, modelo didático e sequência didática respaldados na perspectiva dos seguintes teóricos e pesquisadores: Bronckart (2003), Schneuwly e Dolz (2004), Cristóvão (2002), Batista-Santos (2014), e outros pesquisadores que têm como aporte teórico a perspectiva do Interacionismo Sociodiscursivo. Destarte, acreditamos que o trabalho com gêneros textuais embasados no Modelo Didático e na SD possibilitam o desenvolvimento de habilidades linguísticos e linguístico-discursivos dos alunos, por promover uma compreensão mais detalhada do cordel.
PALAVRAS-CHAVE: Gêneros Textuais; Sequência Didàtica; Cordel.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).