RECURSOS DIDÁTICOS ALTERNATIVOS COMO MEIOS ESTIMULADORES DE APRENDIZAGEM: REFLEXÕES A PARTIR DA EXPERIÊNCIA NO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA
Abstract
A educação perpassa por transformações importantes em sua busca sobre uma melhor forma de ensinar-aprender, a informação padronizada e o lugar de receptor da mensagem atribuída ao aluno é cada vez mais desatualizada com seu modo de interagir socialmente. O desafio em propiciar a motivação de continuar aprendendo é relevante no contexto social do século XXI, dessa forma, novas metodologias de ensino podem ser incorporadas e refletivas nos espaços educacionais, onde o uso de recursos didáticos alternativos pode conter mecanismos estimuladores de interação e motivação nas aulas. A presente pesquisa teve o objetivo de promover a inserção de recursos didáticos alternativos nas aulas de Geografia por meio do Programa Residência pedagógica, na turma do 6º ano D da Escola Municipal Professor Mário Matos, localizada no município de Garanhuns - PE. Metodologicamente, o projeto consistiu em uma pesquisa qualitativa, na modalidade de estudo de caso com intervenção. Observou-se que as aulas se tornaram mais dialogadas e interativas com a utilização de diferentes recursos, propiciando aprendizagens mútuas entre educandos e professores e que a diversidade dos mesmos quando empregados de forma contextualizada com a ciência, tornam-se ferramentas que auxiliam na assimilação do conteúdo e no estímulo ao aprendizado.
References
AQUINO et al. Geografia como instrumento de formação cidadã: Caminhos e/ou apontamentos que levem o aluno a pensar e fazer. Revista Editoralise. 2014. Disponível em :< http://www.editorarealize.com.br/revistas/setepe/trabalhos/Modalidade_1datahora_30_09_2014_23_30_09_idinscrito_1235_08d7cad8cc3a19d62408fad8e9018289.pdf>. Data de acesso: 11/02/2020.
ARCANJO et al. Recursos didáticos e processo de ensino aprendizagem. Disponível em < http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/2010/artigos_teses/2010/Pedagogia/arec_didaticos.pdf>. Data de acesso: 13 de Fevereiro, 2020.
BATISTA.G. G. et al. Explorando diferentes recursos didáticos em Geografia: Uma proposta para ensino fundamental séries iniciais. In: V Congresso nacional de educação, 2018, Recife. Disponível em:www.editorarealize.com.revistas/conedu/trabalhos/TRABALHO_EV117_MD1_SA2_ID4580_17092018074328.pdf. Data de acesso: 15 de Fevereiro, 2020.
BERTUNCELLO, J. M. Z; BORTOLETO, E. Curiosidade e prazer de aprender: o papel da curiosidade na aprendizagem. Criar Educação, Criciúma, v. 6, nº2, julho/novembro 2017.– PPGE – UNESC.
FISCARELLI, R. B. O. Material didático: discurso e saberes. 2004. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual Paulista. Araraquara. 2004. P. 188.
LOURENÇO, A.F; PAIVA, M.O.A. A motivação escolar e processo de aprendizagem. Ciências & Cognição 2010; Vol 15 (2): 132-141. Disponível em < http://www.cienciasecognicao.org/>. Data de acesso: 20 de fevereiro, 2020.
MACEDO, J. P. A contribuição da Geografia na formação do sujeito crítico no ensino fundamental da unidade escolar Deusdeth Vitório Dias, em Várzea Branca. CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 3., 2016. Disponível em : < https://editorarealize.com.br/revistas/conedu/trabalhos/TRABALHO_EV056_MD1_SA2_ID12127_17082016221950.pdf>. Data de acesso: 3 de setembro, 2019.
MOREIRA, M. A & MASINI, E. F. S. Aprendizagem significativa: a teoria de David Ausubel. São Paulo: Centauro, 2001.
OLIVEIRA, Maria Marly. Sequência didática interativa no processo de formação de professores. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013.
PABIS, N.A. Diagnóstico da realidade do aluno: desafio para o professor no momento do planejamento e da prática pedagógica. IX ANPED SUL. Seminário de Pesquisa na educação sul. 2012.
PINHEIRO,I. A; SANTOS, V. S; RIBEIRO FILHO, F. G. Brincar de Geografia: O lúdico no processo de ensino aprendizagem. Revista Equador (UFPI), Vol.2, nº 2, p. 25- 41 (Julho/Dezembro, 2013).
POLICARPO. I; STEINLEN. M. C. B. As Contribuições dos recursos alternativos para a prática pedagógica. In: Programa de desenvolvimento educacional. Secretaria do Estado do Paraná. 2008. Disponível em:< http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/2345-6.pdf>. Data de acesso: 01 de Fevereiro, 2020.
ROSÁRIO, P. Estórias sobre o estudar, histórias para estudar. Narrativas auto-regulatórias na sala de aula. Porto: Porto Editora, 2002.
SANTOS, E; SILVA, M. A pedagogia da transmissão e a sala de aula interativa. Coleção agrinho. 2012. P. 45-59.
SILVA. A, F; JUNIOR, R.J.O. Aula de Campo como prática de Ensino – Aprendizagem: Sua importância para o ensino de Geografia. XVIII Congresso Nacional de Geógrafos. São Luiz Maranhão. 2016.
SOUSA, D. P; CARVALHO, N. A. de; SILVA, K. de S. O uso dos recursos didáticos no ensino de geografia. Editora Realize, V Conedu Congresso Nacional de Educação. p. 10, 2018. Disponível em: http://www.editorarealize.com.br/revistas/conedu/trabalhos/TRABALHO_EV117_MD1_SA17_ID8533_17092018224919.pdf . Data de acesso: 6 de setembro, 2019.
VYGOTSKY, L.S. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. (4.ª Ed.). São Paulo: Martins Fontes, 1991.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).