RECURSOS DIDÁTICOS ALTERNATIVOS COMO MEIOS ESTIMULADORES DE APRENDIZAGEM: REFLEXÕES A PARTIR DA EXPERIÊNCIA NO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA

Palavras-chave: Prática docente. Metodologia. Geografia escolar.

Resumo

A educação perpassa por transformações importantes em sua busca sobre uma melhor forma de ensinar-aprender, a informação padronizada e o lugar de receptor da mensagem atribuída ao aluno é cada vez mais desatualizada com seu modo de interagir socialmente. O desafio em propiciar a motivação de continuar aprendendo é relevante no contexto social do século XXI, dessa forma, novas metodologias de ensino podem ser incorporadas e refletivas nos espaços educacionais, onde o uso de recursos didáticos alternativos pode conter mecanismos estimuladores de interação e motivação nas aulas. A presente pesquisa teve o objetivo de promover a inserção de recursos didáticos alternativos nas aulas de Geografia por meio do Programa Residência pedagógica, na turma do 6º ano D da Escola Municipal Professor Mário Matos, localizada no município de Garanhuns - PE. Metodologicamente, o projeto consistiu em uma pesquisa qualitativa, na modalidade de estudo de caso com intervenção. Observou-se que as aulas se tornaram mais dialogadas e interativas com a utilização de diferentes recursos, propiciando aprendizagens mútuas entre educandos e professores e que a diversidade dos mesmos quando empregados de forma contextualizada com a ciência, tornam-se ferramentas que auxiliam na assimilação do conteúdo e no estímulo ao aprendizado.

Biografia do Autor

Adriani Cavalcante Azevedo, Universidade de Pernambuco

Graduada em Geografia, Universidade de Pernambuco-UPE - Câmpus Garanhuns.

Maria das Dores Florêncio Araújo, Universidade Federal da Paraíba-UFPB

Professora de Geografia na escola municipal Professor Mário Matos, no município de Garanhuns – PE e Mestre em Geografia, Universidade Federal da Paraíba-UFPB.

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Publicado
2020-05-22