PERCEPÇÕES SOBRE O PROGRAMA DE APOIO À INCLUSÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO: EXPERIÊNCIAS E AVALIAÇÕES ESTUDANTIS
Abstract
O artigo apresenta a experiência do Programa de Apoio à Inclusão da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), implementado no âmbito da Pró-reitoria de Assistência Estudantil (PRAE), com sistematização analítica que destaca uma trajetória que apresenta desafios quando se trata de políticas inclusivas no ensino superior. A partir da percepção dos estudantes apoio, o programa tem colaborado com os estudantes apoiados, particularmente estudantes indígenas, quilombolas e com deficiência, fortalecendo suas habilidades para a vivência universitária. Também foi possível identificar que permanecem desafios relativos às unidades acadêmicas onde, cotidianamente, os estudantes apoiados estão inseridos, o que envolve a relação com os docentes responsáveis pelas orientações e acompanhamento dos estudantes apoio. O trabalho apresenta, por fim, algumas proposições para aprimoramento do programa e o delineamento do escopo de execução das atividades.
References
ASSIS, Valeria Soares de. Avaliação de Alunos Indígenas na Universidade Estadual de Maringá: um ensino adequado à diversidade sociocultural. Estudos em Avaliação Educacional, v. 17, n. 33, jan./abr. 2006. Disponibilidade em <http://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/article/view/2127> Acesso em: 10 jan. 2020.
BORBA, Andreilcy Alvino-Borba; MATA-LIMA, Herlander. Exclusão e inclusão social nas sociedades modernas: um olhar sobre a situação em Portugal e na União Européia. Revista Serv. Soc. Soc., São Paulo, n. 106, p. 219-240, abr./jun. 201. Disponibilidade em <http://www.scielo.br/pdf/sssoc/n106/n106a03> Acesso em 15 de jan. 2020.
BOTELHO, Micnéias Tatiana de Souza Lacerda; SECCHI, Derci. A inclusão de estudantes indígenas no curso de enfermagem da UFMT – Sinop: alcances e desafios. Revista Eletrônica de Educação, v. 9, n. 1, p. 27-47, 2015. Disponibilidade em <http://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/973> Acesso em: 15 de jan. 2020.
BRASIL. Decreto n. 7.234 de 19 de 19 de julho de 2010. Dispõe sobre o Programa Nacional de Assistência Estudantil - PNAES.
INEP/MEC. Censo da Educação Superior 2017. Divulgação dos principais resultados. Brasília: MEC. Disponibilidade em <http://download.inep.gov.br/educacao_superior/censo_superior/documentos/2018/censo_da_educacao_superior_2017-notas_estatisticas2.pdf> Acesso em: 28 fev. 2020.
PALADINO, Mariana. Algumas notas para a discussão sobre a situação de acesso e permanência dos povos indígenas na educação superior. Práxis Educativa, Ponta Grossa, v. 7, Número Especial, p. 175-195, dez. 2012. Disponibilidade em <https://dialnet.unirioja.es/descarga/articulo/4221083.pdf> Acesso em: 20 fev. 2020.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO. Pró-Reitoria de Assistência Estudantil, Gerência de Apoio à Inclusão. Relatório do Programa de Apoio à Inclusão e do Ingresso de Estudantes com Deficiência (2017-2018). Cuiabá: UFMT, 2019. Disponível em <https://1drv.ms/b/s!AnGTD7R4CBRToYkmd78btdFJIGgj0Q> Acesso em 20 fev. 2020.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).