O USO DE MAPAS MENTAIS COMO RECURSO NO ENSINAR E APRENDER
Abstract
O relato de experiência apresenta, um trabalho de campo desenvolvido na rede pública de ensino do Estado de São Paulo, junto aos alunos do segundo ano do ensino médio dentro do componente curricular Filosofia. Seu objetivo é a sistematização de ideias, aplicação e, por conseguinte a compreensão do conteúdo ofertado previamente pela docente respeitando a subjetividade do aluno. Nesse recurso metodológico de ensino, o aluno tornar-se-á protagonista de sua aprendizagem buscando a significância dos conteúdos oferecidos através de aulas expositivas e mesmo dialógicas. Essa significância será contextualizada através da composição de mapas mentais, onde os alunos irão relacionar conceitos oferecidos em aula com sua interpretação/experiência perante os mesmos, organizando assim, os mapas mentais que traduzirão sua experiência subjetiva que fora produto da teoria do componente curricular e de sua experiência de mundo. Contudo, após essa prática de ensino e aprendizagem notou-se a valorização de aprendizagens múltiplas, não apenas no componente curricular oferecido como em componentes diversificados como: arte, história e mesmo a geométrica espacial, que acaba sendo valorizada dentro da apresentação final fruto do produto proposto. Percebe-se com esse estudo que o uso de mapas mentais como recurso de aprender e ensinar aproxima com muita delicadeza a relação aluno, aprender e ensinar.
References
-https://www.youtube.com/watch?v=6NbSXIdObDk, acesso em 20.02.2020, às 10:00 hs
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