UM OLHAR SOCIAL SOBRE A MEDIAÇÃO LITERÁRIA: VIVÊNCIAS DE LEITURA EM PRAÇA PÚBLICA
Abstract
O presente artigo é fruto de uma pesquisa intervenção, mergulhamos no cotidiano de uma Praça Pública, localizada em frente ao Campus da Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, no bairro do Paraíso, na cidade de São Gonçalo no Estado do Rio de Janeiro. Buscamos através das nossas intervenções investigar e modificar as relações tecidas dos moradores locais com os livros e com as práticas sociais de leitura. Isso é feito através da montagem de uma Tenda Literária em Praça pública. Realizamos com o nosso projeto, considerando os estudos sobre mediação literária, no qual somos a ponte de acesso aos livros e a leitura para os frequentadores da Praça. Em nossa cidade, não há no momento nenhuma biblioteca pública em funcionamento. A experiência investigativa diminui a distância existente entre a comunidade acadêmica e a comunidade local. Durante as nossas intervenções observamos e somos observados.
References
BARBIER, R. A escuta sensível na abordagem transversal. In BARBOSA, Joaquim (Coord). Multirreferencialidade nas Ciências e na Educação. São Carlos: Editora da UFSCar, 2002.
CANDIDO, A. Direitos Humanos e literatura. IN.: A.C.R. Fester (Org.) Direitos humanos. São Paulo: Ed. Brasiliense, 1989.
BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF: Presidência da República, [2016]. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/ Constituiçao.htm. Acesso em 31 ago, 2019.
BRASIL. Lei no 8.069, de 13 de julho de 1990. Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 16 jul. 1990. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/L8069.htm#art266>. Acesso em: 07 set, 2019.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei número 9394, 20 de dezembro de 1996. Acesso em: 07 set, 2019.
CORSARO, W. Sociologia da Infância. 2ª Edição. Porto Alegre: ArtMed, 2011.
DAMIANI, M.; ROCHEFORD, R.; CASTRO, R.; DARIZ, M.; PINHEIRO, S. Discutindo pesquisas do tipo intervenção pedagógica. Cadernos de Educação FaE/PPGE/UFPel: Pelotas maio/agosto, 2013.
MEDEIROS, Y. L.; VAZ, M. J. S.; NASCIMENTO, Mariana da Silva Machado. A leitura não foi em voz alta, mas foi ao pé do ouvido: desafios de ser um leitor em praça e a constituição de redes educativas populares. In.: X SEMINÁRIO INTERNACIONAL AS REDES EDUCATIVAS E AS TECNOLOGIAS. Rio de Janeiro, 2019. Anais: Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
QUEIROZ, H. A literatura em jogo: suas faces, máscaras, metáforas. IN.: Travessias da literatura na escola. Ed. 7 Letras: Rio de Janeiro, 2014.
QVORTRUP, J. Nove teses sobre a “infância como fenômeno social”. Revista Pro-Posições: Campinas, v.22, n.1 (64), p. 199-211, jan./abr. 2011.
SOLÉ, Izabel. Estratégias de leitura. Porto Alegre: Ed. Artes Médicas, 1998.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).