“UM CURSO MODERNO DE BIOLOGIA PARA A ESCOLA SECUNDÁRIA” (1965-1972): AS CONFIGURAÇÕES DO CURRÍCULO DO BSCS VERSÃO AZUL NO BRASIL
Abstract
O artigo analisa as relações sócio-históricas da construção da disciplina escolar Biologia para o ensino secundário no país, a partir da segunda metade do século XX. O estudo apoiou-se nos livros didáticos do Biological Science Curriculum Studiy (BSCS) versão azul vol. I e II, como fontes históricas, produzidos em 1962 no contexto da reforma do ensino de ciências norte-americano. Os LDs foram traduzidos e adaptados para o Brasil entre 1965 e 1972. O BSCS argumentou sua organização curricular com base no Neodarwinismo como instrumento para ressignificar as tradicionais áreas da História Natural e introduziu elementos modernizadores para as Ciências Biológicas como ciência matematizada e unificada. Sob a epistemologia de Francis Bacon, o BSCS protagonizou as atividades experimentais/laboratoriais na metodologia de como ensinar e aprender Biologia no ensino secundário.
References
AZEVEDO, M.; SELLES, S.; TAVARES, D. L. Relações entre os movimentos reformistas educacionais do ensino de ciências nos Estados Unidos e Brasil na década de 1960. Educ. Foco, Juiz de Fora, v. 21, n,1, mar./jun., p. 237-257, 2018.
BARRA, V. M.; LORENZ, K. M. Produção de materiais didáticos de ciências no Brasil, período: 1950-1980. Ciência e Cultura, v. 38, n.12, p. 1970-1983, 1986.
BITTENCOURT, C. M. F. Disciplinas escolares: história e pesquisa. In: OLIVEIRA, M. A. T.; RANZI, S. M. F. (Orgs.). História das disciplinas escolares no Brasil: contribuições para o debate. Bragança Paulista: EDUSF, 2003. p. 9-38.
BRASIL. Lei nº 4.024, de 20 de dezembro de 1961. Fixa as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/1960-1969/lei-4024-20-dezembro-1961-353722-publicacaooriginal-1-pl.html. 15 jan. 2020.
CASSAB, M; et al. Análise de compêndios didáticos: tensões entre forças de estabilidade e mudança na história da disciplina escolar Biologia (1963-1970). Revista Teias, v. 14, n. 28, maio/ago., p. 241-263, 2012.
CHARTIER, R. A história cultural: entre práticas e representações. Tradução Maria Manuela Galhardo. 2. ed. Algés/Portugal: DIFEL, 2001.
CHASSOT, A. Ensino de Ciências no começo da segunda metade do século da tecnologia. In: LOPES, A. C. & MACEDO, E. (Orgs.). Currículo de Ciências em Debate. Campinas: Papirus, p. 13-44, 2004.
CHOPPIN, A. História dos livros e das edições didáticas: sobre o estado da arte. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 30, n. 3, set./dez., p. 549-566, 2004.
FERREIRA, M. S.; SELLES, S. E. Entrelaçamentos históricos das ciências biológicas com a disciplina escolar biologia: investigando a versão azul do BSCS. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 5, 2005, Bauru. Anais eletrônicos [...]. Bauru, Abrapec, 2005.
FORQUIM, J. C. Saberes escolares, imperativos didáticos e dinâmicas sociais. Teoria e Educação, n. 5, p. 28-49, 1992.
______. As abordagens sociológicas do currículo: orientações teóricas e perspectivas de pesquisa. Educação & Realidade, v. 21, n. 1, jan./jun., p. 187-198, 1996.
GALVÃO, R. C. S. Francis Bacon: teoria, método e contribuições a educação. R. Inter. Interdisc. INTERthesis, Florianópolis, v. 4, n. 2, jul./dez., p. 32-41, 2007.
GHIRALDELLI JR, Paulo. Filosofia e História da Educação Brasileira: da colônia ao governo Lula. 2. ed. São Paulo: Monole, 2009.
GINZBRUG, C. Relações de força: história, retórica, prova. Trad. Jônatas B. Neto. São Paulo: Cia. das Letras, 2002.
GOODSON, I. F. A construção social do currículo. Lisboa: EDUCA, 1997.
______. Currículo: teoria e história. 15. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2018.
HOBSBAWM, E. Introdução: a invenção das tradições. In: ______; RANGER, T. (Orgs.). A invenção das tradições. 3. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2002. p. 09-23.
IGLESIAS, J. O. V. Tradições curriculares dos conteúdos de botânica nos livros didáticos: em foco a década de 1960 e o início de século XXI. 2014. 157 f. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2014.
______; ROSA, M. I. P. Investigando conteúdos de Botânica na versão verde do BSCS. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 9, 2013, Águas de Lindóia. Anais eletrônicos [...]. Águas de Lindóia, SP, Abrapec, 2013.
JULIA, D. Disciplinas escolares: objetivos, ensino e apropriação. In: LOPES, A. C.; MACEDO, E. (Orgs.). Disciplinas e integração curricular: história e políticas. Rio de Janeiro: DP&A, 2002. p. 37-71.
KRASILCHIK, M. Reformas e realidades: o caso do ensino das ciências. São Paulo em Perspectivas, v. 14, n.1, p. 85-93, 2000.
LE GOFF, J. História e memória. Tradução Bernardo Leitão, et al. 7. ed. Campinas: Editora da Unicamp, 2013.
LOPES, A. C. Currículo e epistemologia. Ijuí: Ed. Unijuí, 2007.
______; MACEDO, E. Teorias do currículo. São Paulo: Cortez, 2011.
MARANDINO, M; SELLES, S. E.; FERREIRA, M. S. Ensino de Biologia: histórias e práticas em diferentes espaços educativos. São Paulo: Cortez, 2009.
MAYR, E. Biologia, Ciência Única. São Paulo: Companhia das Letras, 2005.
ROQUETE, D. A. G. Modernização e retórica evolucionista no currículo de Biologia: investigando livros didáticos das décadas de 1960/70. 2011. 79 f. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2011.
ROSSI, P. M. Os acordos MEC-USAID no Jornal o Estado de S. Paulo (1962 -1973). 2018. 136 f. Dissertação (Mestrado em Educação). Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2018.
SACRISTÁN, J. G. Currículo: uma reflexão sobre a prática. Poro Alegre: Artes Médicas, 1998.
SOUZA, R. F. História da organização do trabalho escolar e do currículo no século XX: ensino primário e secundário no Brasil. São Paulo: Cortez, 2008.
TAGLIEBER, J. E. O ensino de ciências nas escolas brasileiras. Perspectiva, Florianópolis, v.1, n. 3, jul./dez., p. 91-111, 1984.
VALLA, D. F.; et al. Disciplina escolar ciências: inovações curriculares nos anos de 1950-1970. Ciênc. Educ., Bauru, v. 20, n. 2, p. 377-391, 2014.
VENTURA, A. M. F. Disciplina escolar Biologia nas décadas de 1970/80: a ecologização na versão verde do BSCS no Brasil. 2014. 107 f. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014.
PROST, A. Doze lições de história. Tradução Guilherme João de Freitas Teixeira. 2. ed. Autêntica: Belo Horizonte, 2019.
Fontes históricas
Biological Science Curriculum Studiy (BSCS). Das moléculas ao homem, vol. I. São Paulo: EDART, 1969.
______. Das moléculas ao homem, vol. II. São Paulo: EDART, 1972.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).