RURALIDADES CONTEMPORÂNEAS NA REGIÃO TRANSAMAZÔNICA E XINGU-PARÁ: REPERCUSSÕES DE PROCESSOS DE ESCOLARIZAÇÃO E AMBIENTALIZAÇÃO

Palavras-chave: Ruralidades. Educação escolar diferenciada. Ambientalização. Pedagogia da Alternância.

Resumo

O artigo se acosta no debate acerca da emergência das novas ruralidades a partir da incorporação cultural e política de elementos externos ao espaço rural. A análise centra-se em dois processos concomitantes a partir da década de 1990 no território Transamazônica-Xingu: a ambientalização das estratégias da ação coletiva representativas dos agricultores e a escolarização diferenciada proposta por esta ação coletiva destinada a jovens agricultores. Diante das mudanças sociais evidenciadas, questionamos quais expressões de ruralidades emergiram desse processo? Quais as características empíricas de um novo rural se fazem presentes no contexto do mundo urbano envolvente? Os dados quantitativos e qualitativos resultantes da pesquisa feita com egressos da escola Casa Familiar Rural apontam a reinvenção da identidade dos mesmos, que se auto definem agricultores profissionais; bem como de suas práticas socioprodutivas no que concerne à vivência dos espaços rurais e urbanos, formas de gestão da propriedade rural orientadas por uma ética ambientalizada.

Biografia do Autor

Alcione Sousa de Meneses, Universidade Federal do Pará - UFPA

Prof. da UFPA/Faculdade de Etnodiversidade/Curso Educação do Campo. Doutoranda do PPGCS/UFCG. Membro do Grupo de pesquisa Laboratório de Estudos Rurais e Ambientais (LERA).

Ramonildes A. Gomes, Universidade Federal de Campina Grande - UFCG

Prof. Associada da UFCG/PPGCS. Coord. do Grupo de pesquisa Laboratório de Estudos Rurais e Ambientais (LERA).

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Publicado
2020-10-07
Seção
Artigos