HISTÓRIA LOCAL NO ÂMBITO DO ENSINO FUNDAMENTAL: DESAFIOS E POSSIBILIDADES
Abstract
O presente artigo discute o ensino de história local e sua importância nos anos iniciais, abordando seus desafios e possibilidades no âmbito da escola. Superado o marco da democratização de acesso a escola fundamental, um novo desafio surge, isto é, garantir a apropriação do conhecimento científico como patrimônio histórico, por parte dos alunos. Neste sentido, o ensino de história nos anos iniciais coloca-se como instrumento de grande potencialidade. Nos últimos anos eta disciplina vem passando por importantes mudanças, mediante a valorização da memória a partir da realidade local, mediante a organização de seus próprios museus, centros de documentação, reunindo documentos, objetos e relatos históricos da história local. É a partir do ensino da História, que os conhecimentos históricos se tornam significativos para os alunos, como saber escolar e social, contribuindo para que reflitam sobre as vivências e as produções humanas, materializadas no seu espaço de convívio direto e nas organizações das sociedades, de tempo e espaço diferentes, reconhecendo-os como decorrentes de contradições históricas. Em consonância com as mudanças nos estudos historiográficos, o ensino de história local vem estabelecendo relações com diversos outros campos como aportes na construção do conhecimento científico, por exemplo, a antropologia, arqueologia.
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