RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS E IDENTIDADE NEGRA: UM ESTUDO COLABORATIVO NA ESCOLA ESTADUAL GENERAL AZEVEDO COSTA EM MACAPÁ-AP
Abstract
As relações étnico-raciais no Brasil estão impregnadas de profundas contradições. Muitas são as barreiras para o aluno ultrapassar, seja nos conteúdos, no livro didático, na omissão dos professores, enfim no cotidiano escolar. Para realização desse estudo levantou-se a hipótese de que a ausência de uma reflexão sobre as relações étnico-raciais no planejamento educacional contribui para a promoção do racismo e do preconceito. Assim, o objetivo proposto foi analisar e identificar as relações étnico-raciais na sala de aula da Escola Estadual General Azevedo Costa, na cidade de Macapá, AP, bem como a Lei n° 10.639/2003 está sendo efetivada para o fortalecimento da identidade negra. Após a análise dos dados algumas reflexões foram levantadas como: falta de planejamento educacional e de projetos pedagógicos para a realização das atividades que envolvam a temática racial, ausência de capacitação para docentes, falta de recursos e manutenção na estrutura física da escola, entre outros.
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