RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS E IDENTIDADE NEGRA: UM ESTUDO COLABORATIVO NA ESCOLA ESTADUAL GENERAL AZEVEDO COSTA EM MACAPÁ-AP

Palavras-chave: Lei 10.639/2003. Relações Étnico-raciais. Identidade. Espaço Escolar.

Resumo

As relações étnico-raciais no Brasil estão impregnadas de profundas contradições. Muitas são as barreiras para o aluno ultrapassar, seja nos conteúdos, no livro didático, na omissão dos professores, enfim no cotidiano escolar. Para realização desse estudo levantou-se a hipótese de que a ausência de uma reflexão sobre as relações étnico-raciais no planejamento educacional contribui para a promoção do racismo e do preconceito. Assim, o objetivo proposto foi analisar e identificar as relações étnico-raciais na sala de aula da Escola Estadual General Azevedo Costa, na cidade de Macapá, AP, bem como a Lei n° 10.639/2003 está sendo efetivada para o fortalecimento da identidade negra. Após a análise dos dados algumas reflexões foram levantadas como: falta de planejamento educacional e de projetos pedagógicos para a realização das atividades que envolvam a temática racial, ausência de capacitação para docentes, falta de recursos e manutenção na estrutura física da escola, entre outros.

 

Biografia do Autor

Elizabeth Jovelina Barbosa Grecia Coutinho, Secretaria de Estado da Educação do Amapá

Letras – Português - Inglês. Universidade de Sorocaba – UNISO – SP, Serviço Social - Instituto Macapaense de Melhor Ensino Superior (IMMES) em Macapá/AP. Especialista em Linguística aplicada ao Português - Universidade Federal do Amapá (UNIFAP). Mestra em Ciências da Educação. 

Elivaldo Serrão Custódio, Universidade Federal do Amapá

Pós-doutor em Educação pela Universidade Federal do Amapá (UNIFAP). Doutor em Teologia pela Faculdades EST, em São Leopoldo/RS. Pedagogo, Matemático e Teólogo. Atualmente é professor permanente no Mestrado em Educação da UNIFAP. Vice-Líder do Grupo de Pesquisa Educação, Interculturalidade e Relações Étnico-Raciais (UNIFAP/CNPq). 

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Publicado
2020-05-07