TRILHANDO PESQUISAS SOBRE PROFESSORES INICIANTES: UM ESTUDO DO ESTADO DA ARTE
Abstract
O Estudo do Estado da Arte é um processo investigativo no qual o pesquisador busca por estudos relacionados ao tema de interesse, elabora um mapeamento de pesquisas e identifica os conhecimentos construídos acerca do tema investigado, a fim de auxiliar em seus estudos. Assim, este estudo objetiva apresentar o Estudo do Estado da Arte na área de Formação de Professores, especialmente Professores Iniciantes. Realizamos mapeamento das pesquisas efetivadas em eventos como Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação e Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino. Este tipo de estudo auxiliou na construção e sistematização do referencial teórico sobre Professores Iniciantes, a partir das pesquisas selecionadas. Ele oferece aos pesquisadores uma rica busca de conhecimentos acerca do tema de interesse. Com esse texto esperamos contribuir para o uso desse tipo de estudo e no fomento de pesquisas referentes ao tema Professores Iniciantes.
References
DALMAZO, E.M; ANDRÉ, A. A constituição da profissionalidade Docente: Os efeitos do campo de tensão do contexto escolar sobre os professores. In: REUNIÃO ANUAL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO – ANPED, 2013 Goiânia. Anais Eletrônicos... Goiânia UFG, 2013. Disponível em: <http://36reuniao.anped.org.br/pdfs_trabalhos_aprovados/gt08_trabalhos_pdfs/gt08_2640_texto.pdf>. Acesso em: 22 de mar. 2014.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: Saberes necessários à prática educativa/ São Paulo, Paz e Terra, 2011.
HADDAD, S. Juventude e escolarização: uma análise da produção de conhecimentos. Brasília, DF: MEC/ Inep/ Comped, 2002. (Estado do Conhecimento n. 8).
LEONE, M.N; LEITE, F.U.Y. Desenvolvimento Profissional Docente e necessidades formativas de professores iniciantes. In: XV ENCONTRO NACIONAL DE DIDÁTICA E PRÁTICAS DE ENSINO – ENDIPE, 2010, Belo Horizonte. Anais. CD-ROM.
MARTINS, M.R; ROCHA, A.S. Tornando-se Professora: Narrativas sobre os processos de Constituição da Identidade Docente de Licenciados em Matemática. In: REUNIÃO ANUAL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO – ANPED, 2013 Goiânia. Anais Eletrônicos... Goiânia UFG, 2013. Disponível em: <http://36reuniao.anped.org.br/pdfs_trabalhos_aprovados/gt19_trabalhos_pdfs/gt19_3140_texto.pdf>. Acesso em: 25 de mar. 2014.
MELIN, G.A. Diálogos e Acompanhamento: A escrita de professores iniciantes a serviço da formação docente. In: XVI ENCONTRO NACIONAL DE DIDÁTICA E PRÁTICAS DE ENSINO – ENDIPE, 2012, Campinas. Anais. CD-ROM.
NOGUEIRA, D.E; ALMEIDA, A.O; MELIM, G.A. A docência expressa nas visões e nas vozes de Professores Iniciantes e acadêmicos: Revelações na/da pesquisa formação. In REUNIÃO ANUAL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO – ANPED, 2013 Goiânia. Anais Eletrônicos... Goiânia UFG, 2013. Disponível em: <http://36reuniao.anped.org.br/pdfs_trabalhos_aprovados/gt08_trabalhos_pdfs/gt08_3327_texto.pdf>. Acesso em: 22 de mar. 2014.
PAPI, G.O.S Professoras Iniciantes bem-sucedidas: Elementos de seu Desenvolvimento Profissional. In: In: REUNIÃO ANUAL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO – ANPED, 2011 Natal. Anais Eletrônicos... Natal 2011. Disponível em: <http://34reuniao.anped.org.br/images/trabalhos/GT08/GT08-695%20int.pdf>. Acesso em: 25 de mar. 2014.
PINHEIRO, C.A. Tempo-espaço na prática docente de professores dos anos iniciais da educação básica. In: XVI ENCONTRO NACIONAL DE DIDÁTICA E PRÁTICAS DE ENSINO – ENDIPE, 2012, Campinas. Anais. CD-ROM.
ROSSETTO, G.A.R.S.; BAPTAGLIN, L.; FIGHERA, A.C.M. Narrativas socioculturais: abordagem investigativa para as pesquisas em formação de professores. In: X ANPED SUL, Reunião Científica da ANPED, Florianópolis, outubro de 2014. Disponível em: http://xanpedsul.faed.udesc.br/arq_pdf/795-0.pdf. Acesso em: 25 de mar. 2015.
TEIXEIRA, P. Como “se faz” O professor de História entre a formação inicial e os primeiros anos de sua prática? In: REUNIÃO ANUAL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO – ANPED, 2012 Porto de Galinhas. Anais Eletrônicos... Porto de Galinhas 2012. Disponível em: <http://35reuniao.anped.org.br/images/stories/trabalhos/GT08%20Trabalhos/GT08-2222_int.pdf>. Acesso em: 21 de mar. 2014.
XV ENDIPE, Convergências e Tensões no campo da Formação e do Trabalho Docente: Políticas e Práticas Educacionais. In: Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, 15, 2010, Belo Horizonte. Anais. CD-ROM.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).