TRABALHO, SOFRIMENTO PSÍQUICO E EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: POSSÍVEIS RELAÇÕES
Abstract
O objetivo deste artigo é analisar a relação entre o modo de produção capitalista e o sofrimento psíquico levando em conta a política pública brasileira para a Educação profissional e tecnológica sobre o tema. Para tanto, realizou-se uma pesquisa de levantamento de referenciais teóricos e exame de documentos oficiais do governo federal sobre a questão. Analisou-se os escritos do sociólogo Ricardo Antunes sobre o modo de produção capitalista contemporâneo, as bases conceituais da Psicologia Sócio-histórica com vistas ao entendimento das dimensões psicológicas do humano e o papel das políticas públicas para a formação profissional e tecnológica. Mediante investigação dos referenciais mencionados observou-se que o modo de produção capitalista contemporâneo afeta o desenvolvimento psíquico do homem. Numa compreensão sócio-histórica, as condições reais da sociedade influenciam neste processo. Logo, é importante que a Educação profissional e tecnológica que se propõe a educar utilizando o trabalho enquanto princípio educativo inclua o estudo desta relação entre os conteúdos desenvolvidos com os alunos e assim contribuir para a formação integral e humana deste público estudantil.
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