O PERFIL PEDAGÓGICO DOS DOCENTES DO PROGRAMA NACIONAL DE ACESSO AO ENSINO TÉCNICO E EMPREGO (PRONATEC) E SUAS COMPETÊNCIAS DIDÁTICAS
Abstract
Este artigo visa demonstrar a importância da qualificação dos docentes que atuam como formadores de jovens e adultos para atender as necessidades do mercado de trabalho emergente. Portanto, a discussão deste trabalho busca saber a condições que estes docentes possuem, e o que realmente estão buscando nesta modalidade de ensino. Esse trabalho foi elaborado com participação de 15 professores do Instituto Federal de Educação do Tocantins - IFTO – Campus Palmas, Tocantins, nas diversas áreas do conhecimento. Os dados focalizam aspectos (perfil, formação profissional, atuação, dificuldades na prática educacional, conhecimento empírico, capacidade na construção do aprendizado, interesse e auto avaliação), assuntos que podem transcender o ambiente escolar, constituindo em diversas problemáticas na produção e aprimoramento do conhecimento destes profissionais.
Palavras-chave: perfil pedagógico; produção do conhecimento; qualificação profissional.
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