ANÁLISE DO PROJETO DE INDICAÇÃO Nº 001/2018 DA CÂMARA MUNICIPAL DE JOÃO PESSOA

Palavras-chave: Artes Marciais. Modalidades Esportivas de Combate. Lutas. Educação.

Resumo

Este trabalho tem como objetivo analisar o projeto de indicação 001/2018, denominado de aulas de educação esportivas com defesa Pessoal e Artes Marciais através da disciplina de Educação Física escolar, realizadas nas escolas municipais de ensino fundamental I e II da cidade de João Pessoa-PB, bem como sua relação com a legislação educacional vigente. Os dados foram obtidos a partir de uma análise documental da LDB, BNCC, PCN’s e Coletivo de Autores. Observou-se diversas incoerências no campo legal, social e pedagógico dentro dos respectivos artigos e que se faz necessário uma conformidade com as normas educacionais a nível nacional.

Biografia do Autor

João Vitor Morais Costa, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Acadêmico do curso de Bacharelado em Educação Física pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). 

Joelson Galdino de Almeida, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Licenciado em Educação Física e acadêmico do curso de Bacharelado em Educação Física pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). 

Jonatan Silva Moreira, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Licenciado em Educação Física e acadêmico do curso de Bacharelado em Educação Física pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). 

Karolina Sayonara da Silva, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Graduanda em Licenciatura em Educação Física pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Leonardo Ferreira da Silva, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Graduação em Gestão Comercial pela Faculdade Internacional da Paraíba (FPB). Acadêmico do curso de Licenciatura em Educação Física, Universidade Federal da Paraíba (UFPB). 

Luís Alberto Lyra de Aguiar, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Bacharel em Educação Física pela Universidade Federal do Estado da Paraíba (UFPB). Pós-graduado em Treinamento Físico para o MMA (Mixed Martial Arts). Graduado em Gestão em Tecnologia da Informação, Universidade Paulista (UNIP). 

Marcello Fernando Bulhões Martins, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Doutor em Investigación Educativa pela Universidad de Alicante - Espanha. Atualmente é Professor Adjunto IV do Departamento de Educação Física da Universidade Federal da Paraíba e Vice-Cordenador do LEPEC-UFPB.

Sérgio Renan Mendes de Oliveira, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Graduado em Licenciatura em Educação Física e estudante de Bacharelado em Educação Física pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Pós-graduado em Medicina Tradicional Chinesa (MTC) pelo Instituto Guilherme Ribeiro de Acupuntura e Aprendizagem (IGRAA). 

Referências

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Lei de diretrizes e bases da educação nacional. Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos. Brasília, 20 de dezembro de 1996; 175º da Independência e 108º da República. Artigo 62º.

CAZETTO. F. F. A influência do esporte espetáculo sobre o modelo de competição dos mais jovens no judô. 2009. 209 f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) – Faculdade de Educação Física, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2009.

Del VECCHIO, F.B.; FRANCHINI, E. Lutas, artes marciais e esportes de combate: possibilidades, experiências e abordagens no currículo em educação física. In: SOUZA NETO, S.; HUNGER, D. (Orgs.). Formação profissional em educação física: estudos e pesquisas. Rio Claro: Biblioética, 2006. p.99-109.

FRANCHINI, E.; TAKITO, M.Y.; RODRIGUES, F.B.; MANOEL, E.J. Considerações sobre a inclusão de atividades motoras típicas de artes marciais em um programa de Educação Física. Proceedings do II Congresso de Iniciação Científica da Escola de Educação Física da Universidade de São Paulo, 1996. p. 65-69

JOÃO PESSOA. Projeto de Indicação Nº 001/2018, de 11 de Junho de 2018. Aulas de Educação Esportivas com defesa pessoal e Artes Marciais através da disciplina de Educação Física escolar, realizadas nas escolas municipais de ensino fundamental I e II. Câmara Municipal de João Pessoa. Paraíba, PB.

KUNZ, Elenor. Educação Física: ensino e mudança. Ijuí: Ed. Unijuí, 1991.

MELO, Marcelo Galdino de. et al. LUTAS APLICADAS À EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: REALIDADE E POSSIBILIDADES. FACULDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA/UFG. Acessado em: <https://scholar.google.com.br/scholar?lookup=0&q=LUTAS+APLICADAS+%C3%80+EDUCA%C3%87%C3%83O+F%C3%8DSICA+ESCOLAR:+REALIDADE+E+POSSIBILIDADES+&hl=pt-BR&as_sdt=0,5.> Acessado em: 10 jan. 2020.

METZNER, Andreia Cristina; RODRIGUES, Wallace Anderson. Educação Física escolar brasileira: Do Brasil império até os dias atuais, Revista Fafibe Digital, 2011 - unifafibe.com.br. Disponível em: <https://scholar.google.com.br/scholar?hl=pt-BR&as_sdt=0%2C5&q=EDUCA%C3%87%C3%83O+F%C3%8DSICA+ESCOLAR+BRASILEIRA%3A+DO+BRASIL+IMP%C3%89RIO+AT%C3%89+OS+DIAS+ATUAIS+&btnG=>. Acesso em: 10 jan. 2020.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E DO DESPORTO. Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília: MEC/SEF, 1997. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro01.pdf>. Acessado em: 10 jan. 2020.

OLIVIER, Jean-Claude. Das brigas aos jogos com regras: Enfrentando a indisciplina na escola. Porto Alegre, Artmed, 2000. p. 14-20.

SOARES, Carmem Lúcia et al. Metodologia do Ensino de Educação Física. São Paulo: Cortez, 1992. p. 50-53.

Publicado
2022-03-09