ANÁLISE DO PROJETO DE INDICAÇÃO Nº 001/2018 DA CÂMARA MUNICIPAL DE JOÃO PESSOA
Abstract
Este trabalho tem como objetivo analisar o projeto de indicação 001/2018, denominado de aulas de educação esportivas com defesa Pessoal e Artes Marciais através da disciplina de Educação Física escolar, realizadas nas escolas municipais de ensino fundamental I e II da cidade de João Pessoa-PB, bem como sua relação com a legislação educacional vigente. Os dados foram obtidos a partir de uma análise documental da LDB, BNCC, PCN’s e Coletivo de Autores. Observou-se diversas incoerências no campo legal, social e pedagógico dentro dos respectivos artigos e que se faz necessário uma conformidade com as normas educacionais a nível nacional.
References
BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Lei de diretrizes e bases da educação nacional. Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos. Brasília, 20 de dezembro de 1996; 175º da Independência e 108º da República. Artigo 62º.
CAZETTO. F. F. A influência do esporte espetáculo sobre o modelo de competição dos mais jovens no judô. 2009. 209 f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) – Faculdade de Educação Física, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2009.
Del VECCHIO, F.B.; FRANCHINI, E. Lutas, artes marciais e esportes de combate: possibilidades, experiências e abordagens no currículo em educação física. In: SOUZA NETO, S.; HUNGER, D. (Orgs.). Formação profissional em educação física: estudos e pesquisas. Rio Claro: Biblioética, 2006. p.99-109.
FRANCHINI, E.; TAKITO, M.Y.; RODRIGUES, F.B.; MANOEL, E.J. Considerações sobre a inclusão de atividades motoras típicas de artes marciais em um programa de Educação Física. Proceedings do II Congresso de Iniciação Científica da Escola de Educação Física da Universidade de São Paulo, 1996. p. 65-69
JOÃO PESSOA. Projeto de Indicação Nº 001/2018, de 11 de Junho de 2018. Aulas de Educação Esportivas com defesa pessoal e Artes Marciais através da disciplina de Educação Física escolar, realizadas nas escolas municipais de ensino fundamental I e II. Câmara Municipal de João Pessoa. Paraíba, PB.
KUNZ, Elenor. Educação Física: ensino e mudança. Ijuí: Ed. Unijuí, 1991.
MELO, Marcelo Galdino de. et al. LUTAS APLICADAS À EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: REALIDADE E POSSIBILIDADES. FACULDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA/UFG. Acessado em: <https://scholar.google.com.br/scholar?lookup=0&q=LUTAS+APLICADAS+%C3%80+EDUCA%C3%87%C3%83O+F%C3%8DSICA+ESCOLAR:+REALIDADE+E+POSSIBILIDADES+&hl=pt-BR&as_sdt=0,5.> Acessado em: 10 jan. 2020.
METZNER, Andreia Cristina; RODRIGUES, Wallace Anderson. Educação Física escolar brasileira: Do Brasil império até os dias atuais, Revista Fafibe Digital, 2011 - unifafibe.com.br. Disponível em: <https://scholar.google.com.br/scholar?hl=pt-BR&as_sdt=0%2C5&q=EDUCA%C3%87%C3%83O+F%C3%8DSICA+ESCOLAR+BRASILEIRA%3A+DO+BRASIL+IMP%C3%89RIO+AT%C3%89+OS+DIAS+ATUAIS+&btnG=>. Acesso em: 10 jan. 2020.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E DO DESPORTO. Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília: MEC/SEF, 1997. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro01.pdf>. Acessado em: 10 jan. 2020.
OLIVIER, Jean-Claude. Das brigas aos jogos com regras: Enfrentando a indisciplina na escola. Porto Alegre, Artmed, 2000. p. 14-20.
SOARES, Carmem Lúcia et al. Metodologia do Ensino de Educação Física. São Paulo: Cortez, 1992. p. 50-53.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).