MAPEAMENTO DOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA NA UFPEL

Abstract

O estudo objetiva mapear a produção dos TCC dos Cursos de Licenciatura em EF da ESEF/UFPEL e está caracterizado como um estado da arte. A amostra foi composta por 243 TCC entre os anos letivos de 2009 a 2015. Os resultados obtidos foram analisados com base nas categorias dos GTT do CBCE. A produção efetivada nos TCC mostra que a temática Escola prepondera com 25,2% de toda a produção dos TCC durante o período estudado, seguida pela temática Atividade Física e Saúde com 23,2% e pela Formação Profissional e Mundo do Trabalho com 14,1%.Conclui-se que a produção referente à área Escolar e que estuda a inserção da disciplina curricular no âmbito da Educação e da Escola, embora seja prevalente, representa aproximadamente a quarta parte do total da produção efetivada nos TCC, além de considerarmos estar em desacordo com as proposições do PPC do curso em questão.

Author Biographies

Francisco José Pereira Tavares, UFPEL

Doutorando em Educação Física, Universidade Federal de Pelotas/UFPEL. Professor Adjunto Escola Superior de Educação Física/UFPEL.

Cárin Gomes Teixeira, UFPEL

Mestre em Educação Física pela Universidade Federal de Pelotas/UFPEL.

Mariângela da Rosa Afonso, UFPEL

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul/UFRGS, Professora Titular da Escola Superior de Educação Física/UFPEL.

José Antônio Bicca Ribeiro, UFPEL

Doutorando em Educação Física, Universidade Federal de Pelotas/UFPEL.

Luiz Carlos Rigo, UFPEL

Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas, Pós-doutorado em Educação pela Universidade de Barcelona Professor Titular da Escola Superior de Educação Física/UFPEL.

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Published
2020-05-22