MAPEAMENTO DOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA NA UFPEL

Palavras-chave: Educação física. Ensino superior. Pesquisa.

Resumo

O estudo objetiva mapear a produção dos TCC dos Cursos de Licenciatura em EF da ESEF/UFPEL e está caracterizado como um estado da arte. A amostra foi composta por 243 TCC entre os anos letivos de 2009 a 2015. Os resultados obtidos foram analisados com base nas categorias dos GTT do CBCE. A produção efetivada nos TCC mostra que a temática Escola prepondera com 25,2% de toda a produção dos TCC durante o período estudado, seguida pela temática Atividade Física e Saúde com 23,2% e pela Formação Profissional e Mundo do Trabalho com 14,1%.Conclui-se que a produção referente à área Escolar e que estuda a inserção da disciplina curricular no âmbito da Educação e da Escola, embora seja prevalente, representa aproximadamente a quarta parte do total da produção efetivada nos TCC, além de considerarmos estar em desacordo com as proposições do PPC do curso em questão.

Biografia do Autor

Francisco José Pereira Tavares, UFPEL

Doutorando em Educação Física, Universidade Federal de Pelotas/UFPEL. Professor Adjunto Escola Superior de Educação Física/UFPEL.

Cárin Gomes Teixeira, UFPEL

Mestre em Educação Física pela Universidade Federal de Pelotas/UFPEL.

Mariângela da Rosa Afonso, UFPEL

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul/UFRGS, Professora Titular da Escola Superior de Educação Física/UFPEL.

José Antônio Bicca Ribeiro, UFPEL

Doutorando em Educação Física, Universidade Federal de Pelotas/UFPEL.

Luiz Carlos Rigo, UFPEL

Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas, Pós-doutorado em Educação pela Universidade de Barcelona Professor Titular da Escola Superior de Educação Física/UFPEL.

Referências

AFONSO, Mariângela da Rosa. Pós-graduação: a mediação do conhecimento em Educação Física. 2003. 261 f. (Tese de Doutorado em Educação). Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2003.

ALMEIDA, Felipe Quintão, VAZ, Alexandre Fernandez. Do giro linguístico ao giro ontológico na atividade epistemológica em Educação Física. Movimento, Porto Alegre, 2010, v. 16, n. 3, p. 11-28.

ANVERSA, Ana Luiza Barbosa, et al. A. Análise da área da educação física escolar nos periódicos brasileiros (2010-2015). Pensar a Prática, 2018, Goiânia, v. 21, n. 2, p 317-327

BENITEZ, Larissa CERIGNONI; Neto Samuel de; HUNGER, Dagmar. O processo de constituição histórica das diretrizes curriculares na formação de professores de Educação Física. Educação e Pesquisa, São Paulo, 2008, v.34, n.2, p. 343-360.

BOSCATTO, Juliano Daniel; DARIDO, Suraya Cristina. Currículo e educação física escolar: análise do estado da arte em periódicos nacionais. J. Phys. Educ., Maringá, 2017, v. 28, n. 2855, p. 1-16.

BOTELHO, Rafael Guimarães; OLIVEIRA, Cristina da Cruz de; FARIA JÚNIOR, Alfredo Gomes de. (2007). Tendências das memórias de Licenciatura do Instituto de Educação Física e Desportos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1992 – 2005). Revista de Educação Física, Rio de Janeiro, n.138, p. 13-22.

BRACHT, Valter et al. A educação física escolar como tema da produção de conhecimento nos periódicos da área no Brasil (1980-2010): parte I. Movimento, Porto Alegre, v.17, n. 2, p.11-34, 2011.

BRACHT, Valter et al. A educação física escolar como tema da produção de conhecimento nos periódicos da área no Brasil (1980-2010): parte II. Movimento, Porto Alegre; v. 18, n. 2, p.11-37, 2012.

BRACHT, Valter. Educação física & ciência: cenas de um casamento (in)feliz. Ijuí: UNIJUÍ, 1999.

CAMPOS, Maria Luiza de Almeida; SOUZA, Rosali Fernandez de; CAMPOS, Maria Luiza Machado. Organização de unidades de conhecimento em hiperdocumentos: o modelo conceitual como espaço comunicacional para a realização da autoria. Ciência da Informação, Brasília, 2003, v. 2, n.2, p. 7-16.

CARNEIRO, Felipe Ferreira Barros, et al. Uma revista em Movimento: contribuições para a subárea sócio-cultural e pedagógica da educação física brasileira. Movimento, Porto Alegre, 2016, v. 22, n. 1, p. 11-34.

CHARLOT, Bernard. A pesquisa educacional entre conhecimentos, políticas e práticas: especificidades e desafios de uma área de saber. Rev. Bras. Educ., Rio de Janeiro, v. 11, n. 31 p. 7-18, Abr. 2006.

DIAS, Diogo Inacio; CORREIA, Walter Roberto A educação física no ensino médio como objeto de estudo da produção acadêmico-científica nos periódicos científicos nacionais. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, São Paulo, v. 27, n. 2, p. 277-287, Jun 2013.

FALCÃO, José Luiz Cirqueira. A produção do conhecimento na Educação Física brasileira e a necessidade de diálogos com os movimentos da cultura popular. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, Campinas, 2007, v.29, n.1, p. 143-161.

FENSTERSEIFER, Paulo Evaldo. Epistemologia e prática pedagógica. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, Campinas, 2009, v.30, n.3, p. 203-214.

FERON, Arthur de Vargas, SILVA, Marcelo Moraes e. A igreja do “diabo” e a produção do conhecimento na Educação Física. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, Campinas, 2007, (29)1, v.29, n.1, p.107-122.

FERREIRA, Norma Sandra de Almeida. As pesquisas denominadas "estado da arte".Educ. Soc., Campinas, 2002 v. 23, n.79, p. 257-272.

FERREIRA, Norma Sandra de Almeida. As pesquisas denominadas "estado da arte". Educ. Soc., Campinas, v. 23, n. 79, p. 257-272, Aug. 2002.

GOHN, Maria da Glória Marcondes. A pesquisa na produção do conhecimento: questões metodológicas. EccoS - Revista Científica, São Paulo, 2005, v.7, n. 2, p. 253-274.

GONCALVES FILHO, Antônio Marcos; NORONHA, Daisy Pires. Panorama temático de trabalhos de conclusão de Curso de Biblioteconomia.Transinformação, Campinas, v. 16, n. 1, p. 59-70 Abr. 2004

LAZZAROTTI FILHO, Ari, et al. O termo práticas corporais na literatura científica brasileira e sua repercussão no campo da educação física. Movimento, Porto Alegre, 2010, v.16, p. 11-29.

LAZZAROTTI FILHO, Ari. O modus operandi do campo acadêmico-científico da Educação Física no Brasil (Tese de Doutorado em Educação Física). Universidade Federal de Santa Catarina. Programa de Pós Graduação em Educação Física Florianópolis, 2011

LAZZAROTTI FILHO, Ari et al. Modus operandi da produção científica da Educação Física: uma análise das revistas e suas veiculações. Journal of Physical Education, Maringá, 2012, v. 23, n. 1, p. 1-14.

LIMA, Lana Ferreira de; SILVA, Roseane Patrícia de Souza e. Trajetória histórica da produção do conhecimento difundida nos periódicos da área da educação física no Brasil: 1930-2000. Diálogo e interação, Cornélio Procópio, 2009, v.2, p. 1-11.

MAHL, Eliane; MUNSTER, Mey de Abreu van. Análise das Dissertações e Teses do PPGEES/UFSCar na Interface Educação Física e Educação Especial. Rev. bras. educ. espec., Marília, v. 21,n. 2,p. 299-318, June 2015.

MENDES, Maria Isabel Brandão de Souza. A produção do conhecimento na Educação Física brasileira e a Revista Brasileira de Ciências do Esporte. Holos, Natal, 2009, v.1, n. 25, p.2-8.

NÓBREGA, Terezinha Petrucia da, et al. Educação Física e epistemologia: A produção do conhecimento nos Congressos Brasileiros de Ciências do Esporte. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, Campinas, 2003, v.24, n.2, p. 173-185.

OLIVEIRA, Rogério Cruz de et al. Produção científica em educação física e cultura: revisão sistemática. Salusvita, Bauru, 2017, v. 36, n. 2, p. 509-532.

SANTOS, Flávia Costa Pinto e (org.) et al. Manual de TCC da Área de Ciências da Saúde. Centro universitário do Leste de Minas Gerais, Ipatinga, 2006.

UFPEL – Universidade Federal de Pelotas. Projeto Pedagógico de Curso. Pelotas, 2015. Disponível em: <https://wp.ufpel.edu.br/esef/documentos/licenciatura-diurno/ppc-lic-diurno-maio-2015_1/> Acesso em 12 Jun 2018.

Publicado
2020-05-22