DEMOCRACIA “COM” O DIGITAL, REDE SOCIOTÉCNICA NA CIBERCULTURA E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA/EDUCADORES AMBIENTAIS
Abstract
A pesquisa configurou-se a partir de uma perspectiva enredada por dois campos do saber: Ensino e Meio Ambiente. Ensino porque descreveu, consideradas as emergências da cibercultura, como se deu a tecitura de conhecimento na rede sociotécnica composta por graduandos em Educação Física e o ambiente virtual Edmodo dentre outros atores humanos e não humanos. E Meio Ambiente porque teve a formação do Educador Ambiental como conteúdo na tecitura de conhecimentos em um curso de Bacharelado em Educação Física. Como escopo teórico e metodológico o estudo se aproximou da Teoria Ator-Rede, de cunho qualitativo e com abordagem descritiva. Foram constatados indícios de que, com a proposição do Edmodo como um actante, a tecitura de conhecimentos sob o tema Educação Ambiental no contexto da formação do bacharel em Educação Física se deu de maneira não linear, solidária, democrática, rizomática e por meio de associações advindas dos movimentos na rede sociotécnica.
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