A OBJETIFICAÇÃO DO CORPO FEMININO EM PUBLICIDADE E PROPAGANDA DE CERVEJA
Abstract
O texto aborda o corpo como objeto e mercadoria de consumo nas propagandas de cerveja. A questão da “objetificação” faz parte das pesquisas que vimos realizando no último quadriênio no grupo de pesquisa Gepce/minorias. Partimos da questão norteadora do “o como” o corpo feminino é explorado e esquadrinhado na publicidade e propaganda. O aporte teórico se baseia em Santaella (2004), Sant´anna, (2011), Mauss (1934), Le Breton (2012), Rocha, Gomes (2013), Couto, Goellner (2009). A partir de buscas na internet selecionamos imagens publicitárias para nossa análise. É uma pesquisa qualitativa, de cunho descritivo e analítico, na perspectiva da Netnopesquisa, a partir do Google Busca que possibilitou a amostragem na internet. Os resultados perpassam pelo fenômeno de objetificação de Heldman (2012), que significa coisificar, tornar-se objeto, que no caso do corpo feminino, essa objetificação se mostra na propaganda de cerveja. Para além dos efeitos da publicidade e propaganda sobre o processo de tomada de decisões sobre o consumo “legal” de bebidas alcoólicas entre jovens, trazemos ao debate os discursos sobre o corpo feminino jovem na publicidade e propagandas de cerveja.
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