MULTILETRAMENTOS E UBIQUIDADE EM GRUPOS DE APRENDIZAGEM DE LÍNGUA INGLESA NO FACEBOOK: POSSIBILIDADES E LIMITAÇÕES
Abstract
Observando grupos BBC Learning English no Facebook, procedemos uma pesquisa documental descritiva do funcionamento de grupos para a aprendizagem de língua inglesa nessa rede social. Levantamos contribuições e limitações desse aporte para sala de aula - ou para além dela, mostrando a relação de aprendizes com o ambiente virtual em práticas de aprendizagem de língua inglesa. Adentrar no ambiente de crianças e jovens promovendo os multiletramentos (ROJO, 2014; COPE; KALANTZIS, 2000) é transformador e motivador para alunos que, sofrem com o padrão de aulas regidas apenas por lousa e livros didáticos. Analisamos o modus autônomo, mas também colaborativo de grupos de aprendizagem, aproximando-se da realidade atual dos alunos, tornando o ambiente virtual em aparato pedagógico, pensando o processo ensino-aprendizagem ao alcance das mãos para além da sala de aula e, disponibilizando flexibilidade de tempo e lugar em uma aprendizagem móvel e ubíqua (SANTAELLA, 2013).
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