NATUREZA E ESPECIFICIDADE DO TRABALHO DOCENTE
Abstract
O texto apresenta um debate bibliográfico sobre a Natureza e especificidade do trabalho docente. Em um primeiro momento busca-se identificar as concepções sobre o tema e o tratamento teórico desenvolvido por pesquisadores como Hypolito (1997), Tumolo & Fontana (2008), Fernández Enguita (1991), Paro (2000) e Saviani (2013). Expõe-se o conceito de trabalho para compreendermos o tratamento teórico dos autores e suas implicações nas pesquisas sobre formação e profissionalização docente. Por fim, apresenta-se as inquietações e incongruências da concepção de trabalho docente.
References
FERNÁNDEZ ENGUITA, Mariano. A ambiguidade da docência: entre o profissionalismo e a proletarização. Teoria e Educação, n.4, “Dossiê: interpretando o trabalho docente”, p. 41-61, Porto Alegre, 1991.
HYPOLITO, Álvaro L. M. Trabalho docente, classe social e gênero. Campinas: Papirus, 1997.
SAVIANI, Dermeval. Sobre a natureza e a especificidade da educação. In: Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. 11 ed. rev – Campinas, SP: Autores Associados, 2013. (p. 11-20).
TUMOLO, Paulo S; FONTANA, Klalter B. Trabalho docente e capitalismo: um estudo crítico da produção acadêmica da década de 1990. Educação & Sociedade. Campinas, vol. 29, n. 102, p. 159-180, jan./abr. 2008.
PARO, Vitor. A natureza do trabalho pedagógico. In: PARO, VITOR. Gestão democrática da escola pública. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2000.
WEBER, Max. A ética protestante e o espírito do capitalismo. São Paulo: Editora Martin Claret Ltda, 2001 [1904-1905].
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).