CINEMA E AUDIOVISUAL MACHINIMA EM GIRLS IN THE HOUSE
Abstract
Esse artigo conceitua o que é machinima, versando sobre os elementos cinematográficos inseridos na narrativa dessa modalidade audiovisual. A pesquisa tem como objetivo identificar e analisar quais procedimentos audiovisuais estão presentes nos filmes machinima para averiguar como está construída sua narrativa. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica com materiais de autores pioneiros desse tema e, para a verificação da linguagem apresentada em machinima, uma análise de imagens em movimento, proposta por Diana Rose em Bauer e Gaskell (2003), foi realizada no primeiro episódio série brasileira ‘Girls in the House’. Concluiu-se que machinima se apropria de elementos e procedimentos da linguagem cinematográfica utilizados pelas narrativas audiovisuais, tais como planos, ângulos, movimentos de câmera e ambientação sonora.
References
ANCINE. Agência Nacional do Cinema. Glossário de Termos Técnicos do Cinema e do Audiovisual, Utilizados pela ANCINE. Brasília, 2018. Disponibilidade em: < https://www.ancine.gov.br/media/Termos_Tecnicos_Cinema_Audiovisual_28032008.pdf>. Acesso em: 06 jan. 2020.
AUMONT, J. et al. A estética do filme. 5 ed. Campinas: Papirus, 2007.
CHION, M. A audiovisão: som e imagem no cinema. 1 ed. Lisboa: Edições Texto & Grafia, 2011.
EVELEY, D. Meu livro. Eu que escrevi. 1 ed. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2017.
GREGOLIN, M. V. Mídia e cultura: Machinima, produto da contemporaneidade. 2009. 128 f. Dissertação (Mestrado em Artes) – Instituto de Artes, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2009.
HANCOCK, H.; INGRAM, J. Machinima for dummies. 1 ed. Indianapolis: Wiley Publishing, 2007.
JENKINS, H. Cultura da convergência. 2 ed. São Paulo: Aleph, 2009.
LOWOOD, H; NITSCHE, M. The machinima reader. 1 ed. Cambridge: The MIT Press, 2011.
MACHADO, A. Novos territórios do documentário. Doc On-Line: Revista Digital de Cinema Documentário, Covilhã, n. 11, p. 5-24, dez. 2011. Disponibilidade em: < http://www.doc.ubi.pt/11/dossier_arlindo_machado.pdf>. Acesso em: 06 jan. 2020.
MARCONI, M. A; LAKATOS, E. M. Fundamentos de Metodologia Científica. 7 ed. São Paulo: Atlas, 2010.
MARTIN, M. A linguagem cinematográfica. 2 ed. São Paulo: Brasiliense, 2009.
MORAN, P.; PATROCINIO, J. Machinima. 1 ed. São Paulo: Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP, 2011.
NICHOLS, B. Introdução ao documentário. 5 ed. São Paulo: Papirus, 2010.
NOGUEIRA, L. Manuais de Cinema III: Planificação e montagem. 1ª= ed. Covilhã: LabCom Books, 2010.
RODRIGUES, C. O cinema e a produção: para quem gosta, faz ou quer fazer cinema. 3 ed. Rio de Janeiro: Lamparina, 2007.
ROSE, D. Análise de Imagens em Movimento. In: BAUER, Martin W; GASKELL, George (Org.). Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático. Petrópolis: Editora Vozes, 2003. p. 343-364.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).