EDUCAÇÃO E SISTEMA PRISIONAL: A RESSOCIALIZAÇÃO DO PRESO POR MEIO DA EDUCAÇÃO NA CIDADE DE MANAUS

Palavras-chave: Educação. Ressocialização. Sistema Prisional. Manaus.

Resumo

O objetivo deste trabalho é demonstrar a relevância da educação no processo de ressocialização do apenado no âmbito do sistema prisional na cidade de Manaus. A educação ofertada nos estabelecimentos prisionais são direitos preconizados na Lei de Execução Penal (LEP) pois, a pessoa privada de liberdade tem a possibilidade da diminuição da pena por meio dos estudos, isso é chamada de remissão de pena. Para darmos conta do nosso objetivo, o respectivo trabalho tem como abordagem a pesquisa qualitativa e subsidiada pela revisão bibliográfica. A educação tem a função social de promover mudanças, não só na autonomia como também possibilitando o ser humano seguir novos caminhos, seja pessoal, onde ele tenha a capacidade de tomar decisões ou na vida profissional de progredir em uma determinada carreira.

Biografia do Autor

Reinaldo Oliveira Menezes, Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Doutorando em Educação pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Mestrado em Educação (PPGE/UFAM). Especialista em Ensino de Filosofia no Ensino Médio (2019). Graduando em Licenciatura em Filosofia (UFAM). Membro do Núcleo de Estudo de Linguagens (NEL-Amazônia). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Filosofia (GEPEMFILO). Assistente Social. 

Marcia Gama da Silva, Secretaria de Estado de Educação do Amazonas

 Mestra em Educação pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Especialização em Metodologia do Ensino Superior pela Faculdade Salesiana Dom Bosco. Graduação em Letras - Língua e Literatura Portuguesa pela Universidade Federal do Amazonas. Graduação em Teologia pela Universidade Católica Santa Úrsula/RJ. 

Dayane de Oliveira Rocha Menezes, Universidade Nilton Lins

Especialização em Metodologia do Ensino a Docência Superior pela Faculdade Metropolitana de Manaus. Graduada em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade Nilton Lins. Pedagoga. 

Referências

AGUIAR, Katiany Graciano de; MAGALHÃES, Cristiane Maria. A educação prisional como processo de humanização e de ressocialização. V CONEDU - Congresso Nacional de Educação ocorrido nos dias 17 a 20 de outubro de 2018. Disponível em: <http://www.editorarealize.com.br/revistas/conedu/trabalhos/TRABALHO_EV117_MD1_SA5_ID11297_17092018142022.pdf>. Acesso em 02 de mar. de 2019.

ALBERGARIA, Jason. Das penas e da execução penal. 3. ed. Belo Horizonte: Del Rey,1996.

BITENCOURT, Cezar R. Falência da pena de prisão. 3. ed. São Paulo: Saraiva, 2004.

BRASIL. Lei nº 7.210, DE 11 de Julho de 1984 – Lei de Execução Penal. 1984.

CRAIDY, Carmem. A educação no sistema penitenciário, e sua importância na ressocialização. Disponível em: <http://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:gJCV9McMWMYJ:https://monografias.brasilescola.uol.com.br/direito/a-educacao-no-sistema-penitenciario-sua-importancia-na-ressocializacao.htm&client=firefox-b-d&hl=pt-BR&gl=br&strip=0&vwsrc=0>. Acesso em 02 de mar. de 2019.

DEPEN. Departamento Penitenciário Nacional. Ministério da Segurança Pública. Disponível em: <http://depen.gov.br/DEPEN/noticias-1/noticias/mais-de-70-mil-pessoas-privadas-de-liberdade-farao-o-encceja-1>. Acesso em: 07 de abr. de 2019.

INFOPEN. Levantamento Nacional de Informações Penitenciárias. Departamento Penitenciário Nacional (DEPEN). Atualização - Junho de 2016.

Jornal Acrítica. Disponível em:<https://www.acritica.com/channels/manaus/news/detentos-do-sistema-prisional-do-amazonas-participam-do-enem-ppl-2018>. Acesso em: 09 de mar. de 2019.

MACHADO, Stéfano Jander. A ressocialização do preso a luz da lei de execução penal. Dissertação [Dissertação de Mestrado] da Universidade do Vale do Itajaí – UNIVALI. Centro de Educação de Biguaçu - Curso de Direito. Biguaçu(SC), 2008.

MOURA, Matilde Bastos Lima. Ressocialização e escolarização no Instituto Professor Olavo Oliveira II. Monografia apresentada como requisito necessário à obtenção do título de Especialista em Educação de Jovens e Adultos para professores do Sistema Prisional, pela Universidade Federal do Ceará (UFC), 2013.

NETTO, Justino de Mattos Ramos. O direito à educação dos presos no Brasil: perspectivas do direito ao acesso à educação no sistema prisional e a atual normatização processual e de execução penal. Dissertação (Dissertação de Mestrado) da Pontifícia Universidade Católica - São Paulo – 2006.

SANTOS, Sintia Menezes. Ressocialização através da educação. Disponível em:<http://www.direitonet.com.br/artigos/x/22/31/2231/>. Acesso em: 09 de mar. de 2019.

Publicado
2022-02-14
Seção
FLUXO CONTÍNUO - Artigos