O FUTEBOL E O FUTSAL COMO INSTRUMENTO DE SOCIALIZAÇÃO ENTRE ALUNOS NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR

Palavras-chave: Futebol. Futsal. Socialização. Professor.

Resumo

O presente estudo demonstra as diferenças entre a prática do futebol/futsal por meninos e meninas ao longo dos anos.  O objetivo deste artigo é realizar uma análise acerca do sexismo envolvido no futebol e como o mesmo pode ser um instrumento de socialização de alunos no âmbito escolar. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica utilizando-se referências de autores renomados nos estudos científicos acerca da Educação Física e do esporte Futebol, demonstrando que é necessária uma mudança nos conceitos culturais da sociedade brasileira, que discriminam as mulheres esportistas, onde são excluídas da prática do futebol/futsal nas escolas. Assim, pode-se inferir que é de responsabilidade do professor integrar e socializar alunos e alunas em busca do desenvolvimento das capacidades cognitivas e corporais, e do fortalecimento do esporte nas escolas brasileiras, para que aconteça sem exclusões e preconceitos, incutindo nas crianças e jovens, valores e conhecimentos que os acompanharão por toda sua vida.

Biografia do Autor

Jessika Villalon Sousa Cruz, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Doutoranda em Educação na Amazônia (PDEGA/UFPA/UFT).   Mestra em Gestão de Políticas Públicas (GESPOL – UFT). Graduada em Pedagogia, Teatro e Tecnologia em Gestão Pública. Membra do Grupo de Estudos e Pesquisas de Currículos Educacionais das/para/com Minorias Sociais Nortistas Amazônidas (GEPCE/Minorias) da Universidade Federal do Tocantins (UFT). Instituição de vinculação: Prefeitura de Palmas - TO. 

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Publicado
2022-02-14
Seção
FLUXO CONTÍNUO - Artigos