O FUTEBOL E O FUTSAL COMO INSTRUMENTO DE SOCIALIZAÇÃO ENTRE ALUNOS NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
Abstract
O presente estudo demonstra as diferenças entre a prática do futebol/futsal por meninos e meninas ao longo dos anos. O objetivo deste artigo é realizar uma análise acerca do sexismo envolvido no futebol e como o mesmo pode ser um instrumento de socialização de alunos no âmbito escolar. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica utilizando-se referências de autores renomados nos estudos científicos acerca da Educação Física e do esporte Futebol, demonstrando que é necessária uma mudança nos conceitos culturais da sociedade brasileira, que discriminam as mulheres esportistas, onde são excluídas da prática do futebol/futsal nas escolas. Assim, pode-se inferir que é de responsabilidade do professor integrar e socializar alunos e alunas em busca do desenvolvimento das capacidades cognitivas e corporais, e do fortalecimento do esporte nas escolas brasileiras, para que aconteça sem exclusões e preconceitos, incutindo nas crianças e jovens, valores e conhecimentos que os acompanharão por toda sua vida.
References
ALONSO, Luiza Klein. Mulher, corpo e mitos no esporte. In: SIMÕES, Antônio Carlos
(Org). Mulher e esporte: mitos e verdades. 1. ed. Barueri: Manole, 2003. 2. c. p. 35-48.
BASEGGIO, T.S. Oficinas sócio-educativas de futsal como ações complementares no processo educacional. Ebookbrowse, 2011.
BETTI, M.. A janela de vidro: esporte, televisão e educação física. Campinas: Papirus, 1998.
BOURDIEU, P. Questões de sociologia. Rio de Janeiro: Marco Zero, 1983.
BOURDIEU, P., & Passeron, J. C. A Reprodução: Elementos para uma teoria do sistema de ensino. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1975.
BRANDÃO, H. H. N. Introdução à análise do discurso. Campinas, SP: Editora da UNICAMP, 1991.
BRACHT, V. Educação Física no 1º grau: conhecimento e especificidade. Rev. paul. Educ. Fís., São Paulo, supl.2, p.23-28, 1996.
CARDOSO, F. O gênero e o movimento humano. Revista Brasileira de Ciência do Esporte, V.15, n.3, p. 265-8, 1994.
COSTA, M. R. F.; SILVA, R. G. da. A Educação Física e a co-educação: Igualdade ou diferença? Revista Brasileira de Ciências do Esporte. Campinas, v. 23, n. 2, p. 43-54, 2002.
DAOLIO, J. A construção cultural do corpo feminino ou o risco de transformar meninas em “antas”. In: Corpo, Mulher e Sociedade. Campinas, São Paulo: Papirus, 1995.
DAOLIO, J. Cultura: educação física e futebol. 2. ed. Campinas: Ed. da UNICAMP, 2003
DARIDO, Suraya Cristina. Futebol feminino no Brasil: do seu início à prática pedagógica. Revista Motriz, Rio Claro, v. 8, n. 2, p. 43-49, dez. 2002.
DOWLING, C. O mito da fragilidade feminina. Rio de Janeiro: Record: Rosa dos Tempos, 2001.
FARIA JR, A. G. Futebol, questões de gênero e co-educação: algumas considerações didáticas sob enfoque multicultural. Revista de Campo, São Paulo, v. 2, n. 12, p. 17-39, dez. 1995.
FASTING, K. Desenvolvimento do gênero como perspectiva cultural: implicações para a Psicologia do Esporte. In: Mulheres em movimento. Vitória: EDUFES, 1997.
FERNÁNDEZ, A. A Mulher Escondida na Professora: uma leitura psicopedagógica do ser mulher, da corporeidade e da aprendizagem; trad.: Neusa Kern Hichel. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 1994.
FRANZINI, Fábio. Futebol é coisa para macho? – pequeno esboço para uma história das mulheres no país do futebol. Revista Brasileira de História, São Paulo, v. 25, n.50, p. 315-328, dez. 2005.
FREIRE, J. B. Educação de Corpo Inteiro: Teoria e Prática da Educação Física. 4ª ed. Campinas: Scipione, 1989.
GARDNER, H. O verdadeiro, o belo e o bom: os princípios básicos para uma nova educação. Rio de Janeiro: Objetiva, 1999.
GOELLNER, Silvana Vilodre. Na pátria das chuteiras as mulheres não têm vez. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, São Paulo, v. 20, n. 2, p. 1-6, set. 2006.
HEILBORN, Maria Luiza. Entre as tramas da sexualidade brasileira. Revista Estudos Feministas, Florianópolis, v. 14, n.01, p. 43-59, abr. 2006.
JAEGER, Angelita Alice. Gênero, mulheres e esporte. Revista Movimento, Porto Alegrem, v. 12, n. 1, p-199-210, abr. 2006.
LIMA, F. M.; DINIZ, N. F.. Corpo e gênero nas práticas escolares de Educação Física. Currículo sem Fronteiras, Paraná, v. 7, n. 1, p. 243-252, jan. - jun. 2007.
LOURO, G. L. Gênero, sexualidade e educação: uma perspectiva pós-estruturalista. Petrópolis; Rio de Janeiro: Vozes, 1997.
NUNAN, Adriana. Homossexualidade: do preconceito aos padrões de consumo. 1. ed. Rio de Janeiro: Caravansarai, 2003. p. 49-60.
OLIVEIRA, G. As aulas de Educação Física para turmas mistas ou separadas por sexo? uma análise comparativa de aspectos motores e sociais. 1996. Dissertação (Mestrado) – Faculdade de Educação Física, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 1996.
PASSARO, E.S. Desenvolvimento das capacidades coordenativas como base do aprendizado da técnica em iniciantes em futsal.[Monografia]. Batatais, 2005.
GUIMARÃES, A.A. et al. Educação Física Escolar: Atitudes e valores.Motriz Jan-Jun 2001, Vol. 7, n.1, pp. 17-22.
ROMERO, E. Estereótipos masculinos e femininos em professores de educação física. Dissertação (Mestrado em Psicologia Social). USP, São Paulo, 1990.
RUBIO, Kátia e SIMÕES, Antônio Carlos. De protagonista a espectadoras: a conquista do espaço esportivo pelas mulheres. 1. ed. Revista Movimento, Porto Alegre, v. 5, n. 11, p. 50-56. dez. 1999.
SANTANA, Wilton Carlos e REIS, Heloisa Helena Baldy dos. Futsal feminino: perfil e implicações pedagógicas. Revista Brasileira de Ciência e Movimento, Brasília, v. 11, n. 4, p. 45-50, out. /dez. 2003.
SENADO FEDERAL (BRASIL). Decreto Lei nº 3.199, artigo 54 de 14 de abril de 1941. Dispõe sobre informações que estabelecem as bases de organização dos desportos em todo o país. Rio de Janeiro, abr. 1941. Disponível em: <http://legis.senado.gov.br/legislacao/ListaPublicacoes.action?id=152593>. Acesso em: 12 fev. 2016.
SERAFIM, P.A. et al. Educação Física e psicomotricidade: uma relação fundamental no desenvolvimento humano. Laboratório de Atividades Lúdico-Recreativas (LAR) da UNESP/Presidente Prudente, 2008.
SOUSA, E.; ALTMANN, H. Meninos e meninas: expectativas corporais e implicações na educação física escolar. Cad. CEDES, Campinas, v. 19, n. 48, 1999.
VENTURA, T. S.; HIROTA, V. B.. Futebol e salto alto: por que não? Revista Mackenzie de Educação Física e Esporte, v. 6, n. 03, 2007.
VOSER, R.C. Iniciação ao futsal. Abordagem recreativa. 3ª ed. Canoas: ULBRA, 2004. p. 11-2
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).