A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NO BRASIL E O ENSINO DE ARTES: NO ENTREMEIO, O TEATRO
Abstract
Este trabalho, de caráter bibliográfico, propõe uma discussão acerca do Ensino de Artes/Teatro, da colonização à redemocratização. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica em cujo aporte teórico destacam-se referências importantes na área, tais como Aranha (1996), Vieira et al (2017), Saviani (2010), Ferraz e Fusari (2009), Barbosa (2002), Stori e Mosaner (2007), dentre outros. Os resultados apontam para mudanças significativas e descontinuidades no que se refere ao ensino de Artes e Teatro no Brasil, desde o teatro como forma de catequese na colonização, do ensino manual de artes na ditadura, da perspectiva escolanovista voltada para a expressão artística, culminando numa perspectiva crítica e reflexiva acerca das múltiplas linguagens na redemocratização. Por fim, pode-se entender que o ensino de Artes e Teatro na contemporaneidade ainda carrega marcas históricas, materializando, em muitas práticas, características manuais e tecnicistas, embora seja evidente os avanços pedagógicos que foram efetivados após a redemocratização.
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