CONSTRUIR O CONSENTIMENTO INFORMADO NUMA PESQUISA COM CRIANÇAS IMIGRANTES: TRADUÇÕES E TRAIÇÕES
Abstract
A presença de crianças imigrantes do Bangladesh em Portugal introduz maior diversidade no estudo da infância e coloca desafios epistemológicos, metodológicos e éticos à pesquisa, sobretudo quando esta acontece fora das instituições escolares e se dá a não aceitação do consentimento informado formal pelos seus progenitores. Diferenças e desconhecimentos mútuos entre as culturas Bangla e ocidental, aqui representada pela pesquisadora, levantam a questão de perceber o quanto ela se tornou intérprete competente daquela cultura, ou não, traduzindo-a e/ou traindo-a. Procurando articular as propostas teórico-metodológicas dos Estudos da Infância e da Teoria Ator-Rede discutem-se os processos de construção do consentimento informado entre pesquisadora, crianças, genitores e comunidade Bangla, considerando i) as suas particularidades no tempo, contextos e atores; ii) constrangimentos e imprevistos suscitados no campo e as relações, saberes e aprendizados adquiridos através deles; iii) os processos que fundamentam consentimentos informados informais e, portanto, uma ética enquanto prática negociada e contextualizada.
References
ALANEN, Leena. Theorizing childhood. Childhood, [s. l.], v. 21, n. 1, p. 3–6, 2014.
ALANEN, Leena. ’Intersectionality and other challenges to theorizing childhood. Childhood, [s. l.], v. 23, n. 2, p. 157–161, 2016.
ALFERES, Marcia Aparecida; STREMEL, Silvana. Antropologia e ética: desafios para a regulamentaçãoPráxis Educativa, 2014. Seção 01, p. 285–291.
ALMEIDA, Claudiane de Souza. A Integração De Crianças Migrantes Brasileiras Nas Escolas Do 1° E 2° Ciclo Em Portugal. 2019. Universidade do Minho, [s. l.], 2019. Disponível em:
ALVES, Maria Zenaide. Como nos damos com eles: estratégias de sociabilidade de crianças brasileiras no contexto escolar: um estudo de caso. 2007. Universidade do Porto, [s. l.], 2007.
ALVES, Maria Zenaide. Infância e imigração no contexto escolar português. In: Acesso aos direitos sociais: infância, saúde, educação, trabalho. São Paulo: Fundação Carlos Chargas, 2010. p. 63–80.
ANGELI, Laura. La casa e il mondo. Esperienze transnazionali di famiglie bengalesi a Mestre. 2013. Università Ca’ Foscari Venezia, [s. l.], 2013. Disponível em:
ARENDT, Ronald João Jacques. Maneiras de pesquisar no cotidiano: contribuição da teoria do ator-rede. Psicologia & Sociedade, [s. l.], v. 20, p. 7–11, 2008.
BAIOCCHI, Gianpaolo; GRAIZBORD, Diana; RODRÍGUEZ-MUÑIZ, Michael. Actor-Network Theory and the ethnographic imagination: An exercise in translation. Qualitative Sociology, [s. l.], v. 36, n. 4, p. 323–341, 2013. Disponível em:
BLOCK, Liesbeth De; BUCKINGHAM, David. children immigrant global media. New York: Palgrave Macmillan, 2007.
BOSCO, Fernando J. Actor-network theory, networks, and relational approaches in human geography. In: Approaches to human geography. London: Sage Publications, 2006. p. 360.
CALLON, Michel. Some Elements of a Sociology of Translation: Domestication of the Scallops and the Fishermen of St Brieuc Bay. The Sociological Review, [s. l.], v. 32, n. 1_suppl, p. 196–233, 1984.
CALLON, Michel. Some elements of a sociology of translation. In: Technoscience: the politics of Interventions. Norway: Unipub, 2007. p. 57–78.
CAMILLIS, Patricia De; ANTONELLO, Claudia Simone. Da Translação para o Enactar: a possibilidade que a Teoria Ator-rede apresenta para pensar em termos de processos nas pesquisas em Administração. In: IV COLÓQUIO INTERNACIONAL DE ESPISTEMOLOGIA E SOCIOLOGIA DA CIÊNCIA DA ADMINISTRAÇÃO 2014, Anais... [s.l: s.n.] Disponível em:
CARDOSO DE OLIVEIRA, Luis Roberto. Pesquisas em versus pesquisas com seres humanos. In: Antropologia Ética: o debate atual no Brasil. Nite: Editora da Universidade Federal Fluminense, 2004. p. 33–44.
CARDOSO DE OLIVEIRA, Luis Roberto. A antropologia e seus compromissos ou responsabilidades éticas. In: Ética e regulamentação na pesquisa antropológica. , Universidade de Brasília. Brasília: Letras Livres, 2010.
CERDEIRA, Maria C. et al. Percursos laborais e de vida dos jovens imigrantes e descententes de imigrantes dos novos setores de serviços. Lisboa: Observatório da Imigração, ACIDI, 2013.
COHN, Clarice. Antropologia da criança. Rio de Janeiro: Jorde Zahar, 2005.
CORDAZZO, Sheila Tatiana Duarte; VIEIRA, Mauro Luís; ALMEIDA, Ana Maria Tomás. Brincadeiras de crianças brasileiras e portuguesas no contexto escolar. Journal of Human Growth and Development, [s. l.], v. 22, n. 1, p. 60, 2012. Disponível em:
FAVRET-SAADA, Jeanne. Ser afetado. Cadernos de Campo, [s. l.], n. 13, p. 151–161, 2005.
FERREIRA, Manuela. Criança tem voz própria. Porto: Entrevista conduzida por Ricardo Jorge Costa, 2002.
FERREIRA, Manuela; NUNES, Ângela. Estudos da infância, antropologia e etnografia: potencialidades, limites e desafios 1. Linhas Críticas, [s. l.], v. 20, n. 41, p. 103–123, 2014.
FERREIRA, Pedro Peixoto. Por uma definição dos processos tecnicamente mediados de associação. Revista Brasileira de Ciência, Tecnologia e Sociedade, [s. l.], v. 1, n. 2, p. 58–75, 2010.
FONSECA, Cláudia. O anonimato e o texto antropológico: Dilemas éticos e políticos da etnografia ‘em casa’. In: Experiências, dilemas e desafios do fazer etnográfico contemporâneo. Rio Grande do Sul. v. 53p. 1689–1699.
FREIRE, Letícia de Luna. Seguindo Bruno Latour: notas para uma antropologia simétrica. Revista Comum, Rio de Janeiro, Brasil, v. 11, n. 26, p. 46–65, 2006. Disponível em:
HARAWAY, Donna J. Simians, cyborgs, and women: The reinvention of nature. New York: Routledge, 2013.
HORTAS, Maria João. Educação e Imigração: a integração dos alunos imigrantes nas escolas do ensino básico do centro histórico de Lisboa. Lisboa: Alto Comissariado para a Imigração e Diálogo Intercultural (ACIDI), 2013. v. 50
IOM. World Migration Report 2020. Geneva.
LATOUR, Bruno. Ciência em Ação: Como seguir cientista e engenheiros sociedade afora. [s.l.] : Editora UNESP, 2000. v. 4
LATOUR, Bruno. Reassembling the Social: An Introduction to Actor-Network-Tehory. New York: Oxford University Press, 2005.
LAW, John. Notes on the theory of the actor-network: Ordering, strategy, and heterogeneity. Systems Practice, [s. l.], v. 5, n. 4, p. 379–393, 1992.
LAW, John. Heterogeneities. Centre for Science Studies Lancaster University, [s. l.], n. 2, 1997.
LAW, John; CENTRE, Science Studies. Notes on the Theory of the Actor Network: Ordering , Strategy and Heterogeneity. Science Studies, [s. l.], n. 1, p. 1–10, 2010.
MACHADO, Fernando Luís; MATIAS, Ana Raquel. Jovens descendentes de imigrantes nas sociedades de acolhimento: linhas de identificação sociológica. Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, Lisboa, Portugal, n. 13, p. 23, 2006.
MACHADO, Fernando Luís; MATIAS, Ana Raquel; LEAL, Sofia. Desigualdades sociais e diferenças culturais: os resultados escolares dos filhos de imigrantes africanos. Análise Social, [s. l.], n. 176, p. 695–714, 2005.
MACRAE, Edward; VIDAL, Sergio Souza. A Resolução 196/96 e a imposição do modelo biomédico na pesquisa social Dilemas éticos e metodológicos do antropólogo pesquisando. Revista de Antropologia, [s. l.], v. 49, n. 2, p. 645–666, 2006. Disponível em:
MAPRIL, José. « Bangla masdjid »: Islão e bengalidade entre os bangladeshianos em Lisboa. Análise Social, [s. l.], v. XXXIX, n. 173, p. 851–873, 2005.
MAPRIL, José. Os “ novos ” sul-asiáticos . A economia política das migrações entre o Bangladesh e Portugal. Revista Oriente, [s. l.], n. 17, p. 81–99, 2007.
MAPRIL, José. A “ Modernidade ” do Sacrifício Qurban , lugares e circuitos transnacionais entre bangladeshis em Lisboa. 2008. [s. l.], 2008.
MAPRIL, José. O lugar do sacrifício : qurbani e circuitos transnacionais entre bangladeshis em Lisboa. Análise Social, [s. l.], v. XLIV, n. 1, p. 71–103, 2009. a.
MAPRIL, José. Geografias da virtude: “bons” muçulmanos e as políticas da oração entre bangladeshis em lisboa. Religião & Sociedade, [s. l.], v. 29, n. 2, p. 134–151, 2009. b.
MAPRIL, José. “Aqui ninguém reza por ele!”: trânsitos fúnebres entre o Bangladesh e Portugal. Horizontes Antropológicos, [s. l.], v. 15, n. 31, p. 219–239, 2009. c. Disponível em:
MAPRIL, José. Banglapara : imigração , negócios e ( in ) formalidades em Lisboa. Etnográfica, [s. l.], v. 14, n. 2, p. 243–263, 2010.
MAPRIL, José. The patron and the madman: migration, success and the (in)visibility of failure among Bangladeshis in Portugal. Social Anthropology, [s. l.], v. 19, n. 3, p. 288–296, 2011. Disponível em:
MAPRIL, José. The Dreams of Middle Class: Consumption, Life-course and Migration Between Bangladesh and Portugal. Modern Asian Studies, [s. l.], v. 48, n. 03, p. 693–719, 2013. Disponível em:
MAPRIL, José. A Shahid Minar in Lisbon: long distance nationalism, politics of memory and community among Luso-bangladeshis. [s. l.], v. 8, n. June, p. 4–7, 2014. a.
MAPRIL, José. The Dreams of Middle Class: Consumption, Life-course and Migration Between Bangladesh and Portugal. Modern Asian Studies, [s. l.], v. 48, n. 03, p. 693–719, 2014. b. Disponível em:
MARQUES, José Carlos; GÓIS, Pedro; CASTRO, Joana Morais. Impacto das políticas de reagrupamento familias em Portugal. Lisboa: Alto Comissariado para a Imigração e Diálogo Intercultural (ACM, IP), 2014.
MORAES, Marcia. A ciência como rede de atores: ressonâncias filosóficas. Revista Ator-Rede, [s. l.], v. 1, n. 1, p. 321–333, 2013.
PEDRO, Rosa. Redes e controvérsias: ferramentas para uma cartografia da dinâmica psicossocial. In: VII ESOCITE - JORNADAS LATINO- AMERICANAS DE ESTUDOS SOCIAIS DAS CIÊNCIAS E DAS TECNOLOGIAS 2008, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro
PIRES, Sónia Brigite da Rocha. A segunda geração de imigrantes em portugal e a diferenciação do percurso escolar. 2009. Alto-Comissariado para a Imigração e Diálogo Intercultural (ACIDI), Lisboa, 2009.
PROUT, Alan. The Future of Childhood. London: Routledge Falmer, 2005.
QUEIROZ E MELO, Maria de Fátima Aranha. Voando com a pipa: esboço para uma psicologia social do brinquedo à luz das idéias de bruno latour. 2007. UERJ, Rio de Janeiro/São Joao del Rei, 2007.
QVORTRUP, Jens. Visibilidades de crianças e infância. Linhas Críticas, Brasília, Brasil, v. 20, n. 41, p. 23–42, 2014. Disponível em:
RIBEIRO, José da Silva. Ética, investigação e trabalho de campo em Antropologia e na produção audiovisual. Doc On-Line : Revista Digital de Cinema Documentário, [s. l.], v. unknown, n. 7, p. 29–51, 2009. Disponível em:
SARMENTO, Manuel Jacinto. As culturas da infância nas encruzilhadas da 2a modernidade. In: SARMENTO, Manuel; CERISARA, Ana Beatriz (Eds.). Crianças e Miúdos: perspectivas sociopedagógicas da infância e educação. Porto: Asa editores, 2004. p. 9–34.
SARMENTO, Manuel Jacinto; FERREIRA, Manuela. “Subjectividade e bem-estar das crianças: (in)visibilidade e voz”, 2008. Disponível em:
SEABRA, TERESA; MATEUS, SANDRA; RODRIGUES, ELISABETE; NICO, Magda. Trajetos e projetos de jovens descendentes de Imigrantes à saída da escolaridade básica. Alto Comis ed. [s.l.] : Observatório da Imigração, ACIDI, 2011. v. 47
SEABRA, Teresa. A relação das famílias imigradas com a escolaridade: comparando as famílias de origem cabo-verdiana e as de origem indiana. [s. l.], 2006. Disponível em:
SEF/GABINETE DE ESTUDOS, Planeamento e Formação. Relatório de Imigração, Fronteiras e Asilo 20172018. [s.l: s.n.].
SEF/GEPF. Relatório de Imigração Froteiras e Asilo 2016. Oeiras: Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, 2017.
SEF/GEPF. Relatório de Imigração, Fronteiras e Asilo 2018. Oeiras. Disponível em:
SOTO, Iskra Pavez. Sociología de la Infancia: las niñas y los niños como actores sociales. Revista de Sociologia, Barcelona, Espanha, v. 27, p. 81–102, 2012.
SPINK, Peter Kevin. O pesquisador conversador no cotidiano. Psicologia & Sociedade, [s. l.], p. 70–77, 2008.
SPYROU, Spyros. Disclosing Childhoods. [s.l.] : Macmillan, 2018.
STRYKER, R.; YNGVESSON, B. Fixity and fluidity - circulations, children, and childhood. Childhood, [s. l.], v. 20, n. 3, p. 297–306, 2013. Disponível em:
TSALLIS, Alexandra Cleopatre. Entre terapeutas e palhaços: a recalcitrância em ação. 2005. Universidade do Estado de Rio de Janeiro- UERJ, [s. l.], 2005.
VÍCTORA, Ceres et al. Antropologia Ética: o debate atual no Brasil. Niterói: Editora da Universidade Federal Fluminense, 2004.
ZEITLYN, Benjamin. Transnational Childhoods: British Bangladeshis, Identities and Social Change. [s.l.] : Palgrave Macmillan, 2015.
ZEITLYN, Benjamin; JANEJA, Manpreet K.; MAPRIL, José. Introduction. Imagining Bangladesh: Contested narratives. SOUT, [s. l.], v. 9, n. Julho, 2014.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).