A FORMAÇÃO DA NOÇÃO DE ESPAÇO
Abstract
Estudo multidisciplinar onde procuramos analisar a dinâmica da significação dos espaços e sua conceituação. No que se refere à conceituação analisamos o processo de formação da noção de espaço, considerando alguns conceitos que lhe são atribuídos, e que foram ditados, sobretudo, pelos impactos sociais causados por uma situação de contato interlingüístico. No que se refere à linguagem, analisamos os processos de formação de conceitos e a dinâmica da simbolização do objeto – espaço, reconhecendo assim, uma realidade moldada pelas necessidades e anseios do homem.
References
CARPINTERO, A.C.C. Sobre o Conceito de Espaço. São Paulo: Universidade de São Paulo, 1986. Trabalho apresentado na disciplina de Trabalho Programado do Curso de Pós-graduação em Estruturas Ambientais da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo.
ECO, U. A estrutura Ausente – Introdução à Pesquisa Semiologica. 3ª ed. São Paulo: Perspectiva, 1987.
FIORIN, J.L. As Astúcias da Enunciação. 2ª ed. São Paulo: Ática. 2001.
MERLEU-PONTY. M. Fenomenologia da Percepção. Tradução de Carlos Alberto Ribeiro de Moura. 2ª ed. São Paulo: Martins Pontes, 1999.
PIAGET, J. Epistemologia Genética. Tradução de Álvaro Cabral; Revisão de Tradução Wilson Roberto Vaccari. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2002.
SILVA, L.S.D. da. A Construção de Brasília, Modernidade e Periferia. Goiânia: Ed. da UFG, 1997.
SVENSSON, F. Arquitetura: Criação e Necessidade. Brasília: Ed. Universidade de Brasília, 2001.
ZEVI, B. Saber Ver a Arquitetura. Tradução de Maria Isabel Gaspar, Gaëtan Martins de Oliveira. 5ªed. São Paulo, São Paulo. Martins Fontes, 1996.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).