A CASA, A RUA, A LUTA: APONTAMENTOS DE UMA PESQUISA COM CRIANÇAS
Abstract
Esse artigo tem por objetivo colocar em discussão as relações que se estabelecem no encontro do pesquisador com o seu tema, na medida em que eles vão se afetando e se alterando no processo de pesquisa. Para isso, toma-se como lócus o campo de uma pesquisa de doutorado que se propõe a investigar as relações entre crianças e diferentes experiências de moradia. A indagação inicial sobre a compreensão das crianças quando suas famílias mudam de casa, se afeta pelas crianças que, na rua, precisam ressignificar o conceito do que seja casa e, nessa ressignificação, a moradia ganha o status de uma luta da qual as crianças também participam. Considera-se uma oportunidade ímpar poder tratar dessa transformação de caráter teórico-metodológico quando flagra-se as crianças transformando em indagação sua o tema de pesquisa apresentado a elas – ou quando elas, ao indagarem sobre as condições de moradia em sua vida cotidiana, afetam a pesquisa a ponto de transformá-la. O texto traz para o debate três distintas situações observadas e registradas na forma de crônicas, buscando problematizar, par a par, as transformações do tema ao longo da pesquisa e as exigências teórico-metodológicas que acompanharam essas transformações.
References
BAKHTIN, Mikhail. Para uma filosofia do ato. São Carlos: Pedro e João Editores, 2002.
BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2003.
BENJAMIN, Walter. Reflexões sobre a criança, o brinquedo e a educação. São Paulo: Duas cidades, 2002.
BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. 8ª Ed. São Paulo: Brasiliense, 2012.
BENJAMIN, Walter. A hora das crianças: narrativas radiofônicas de Walter Benjamin. Tradução Aldo Medeiros. Rio de Janeiro: NAU Ed., 2015.
CALVINO, Italo. As cidades invisíveis. São Paulo: Folha de São Paulo, 2003.
CANDIDO, Antonio. A crônica: o gênero, sua fixação e suas transformações no Brasil. Rio de Janeiro: Fundação Casa de Rui Barbosa, 1992.
GLOBO. “Levantamento da prefeitura do Rio indica que cidade tem 4628 moradores de rua”. TV Globo. Disponível em:
LOPES, Jader J. M. A criança e sua condição geográfica: contribuições da Geografia da Infância. O Social em Questão, Ano XX, n. 21. Rio de Janeiro, Puc-Rio, Dep. Serviço Social, 2009.
MACEDO, Nélia Mara Rezende. “Você tem face?”: Sobre crianças e redes sociais online. Tese (Doutorado em Educação). Faculdade de Educação, UERJ, Rio de Janeiro, 2014.
PALLASMAA, Juhani. Habitar. São Paulo: Gustavo Gili, 2017.
SANTOS, Milton. Metamorfoses do espaço habitado: fundamentos teóricos e metodológicos da Geografia. São Paulo: EDUSP, 2014.
TUAN, Yi-fu. Topofilia: Um estudo da percepção, atitudes e valores do meio ambiente. São Paulo: Difel, 1974.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).