LABORATÓRIOS DE TECNOLOGIA REMOTA NO ENSINO DE FÍSICA E EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS: O CASO DO HANDS ON PARTICLE PHYSICS E DO MUSEUM ALLIANCE DA NASA
Abstract
O Masterclasses Hands on Particle Physics é um evento internacional de ensino e divulgação científica em Física de Partículas Elementares realizado anualmente em universidades e centros de pesquisa de todo o mundo, coordenado pelo IPPOG (Grupo Internacional de Divulgação Científica em Física de Partículas), envolvendo grandes centros internacionais de pesquisa, como o CERN. O Museum Alliance é um projeto de educação informal em ciências promovido pela NASA. A Unitins estuda ambos, que se utilizam de recursos tecnológicos remotos para promover uma educação participativa e que podem contribuir para tornar o ensino de ciências mais atraente para jovens estudantes. Neste breve relato nos propomos a analisar os projetos e discorrer sobre como podem beneficiar o ensino interdisciplinar de ciências a partir de uma abordagem multidisciplinar.
References
AIRES, Luiza. Maior acelerador de partículas do mundo passa por um upgrade. O que vem por aí? Jornal da USP. 26/08/2019. Disponibilidade em: <https://jornal.usp.br/ciencias/ciencias-exatas-e-da-terra/maior-acelerador-de-particulas-do-mundo-passa-por-um-upgrade-o-que-vem-por-ai/ >. Acesso em 27 nov. 2019.
CARUSO, Francisco. Sonhando com uma escola menos conservadora e mais crítica. Ciência e Sociedade, Rio de Janeiro, CBPF, v. 2, n. 1, p. 47-49, 2014. (CBPF-CS-007/14).
SILVA, Vinícius Carvalho. Teoria quântica, física nuclear e filosofia grega: ensaio sobre os físicos filósofos do século XX. Griot: Revista de Filosofia, Amargosa, Bahia – Brasil, v.15, n.1, junho/2017/www.ufrb.edu.br/grio.
SILVA, Vinícius Carvalho. Hands on CERN como una herramienta para la educación y la difusión de la física de partículas. Anais - Primer Encuentro de la Red Chilena de Ciencia, Tecnología y Sociedad. Santiago: Universidad Alberto Hurtado, 2014.
SILVA, Vinícius Carvalho; BEGALLI, Marcia. Hands on CERN/RIO. CROLAR Critical Reviews on Latin American Research: Science, Technology, Society - and the Americans?, Vol. 5, No. 1, April 2016, pp. 84-87, Berlin: Lateinamerika-Institut of the Freie Universität Berlin.
SILVA, Vinícius Carvalho; BEGALLI, Marcia. Possibilidades e alternativas para o Ensino de Física: pensando em uma educação crítica, criativa e não utilitarista. Ciência e Sociedade, CBPF, v. 5, n. 2, p. 1-6, 2018.
WATANABE, Gracielle; GURGEL, Ivã; MUNHOZ, Marcelo G. O que se pode aprender com o evento Masterclasses - CERN na perspectiva do ensino de física de partículas. Rev. Bras. Ensino Fís. [online]. 2014, vol.36, n.1 [cited 2019-09-18], pp.1-10.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).