AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INFANTIL
Abstract
O presente estudo tem por objetivo analisar como acontece a avaliação da aprendizagem na educação infantil em Codó/MA, reconhecendo-a como um processo contínuo para o desenvolvimento das crianças pequenas. Contudo, buscamos apoio nos aspectos teóricos e legais para da cientificidade a este. O percurso metodológico constou de pesquisa bibliográfica, documental e campo, por meio de entrevista direcionada as docentes desta etapa de ensino, especificamente do CMEI- Santo Antônio no município citado estabelecendo assim, uma investigação qualitativa. Os principais autores que fundamentaram o estudo, entre vários se destacaram: Hoffmann (1994, 2006), Fernandes (2007), Luckesi (2011). No entanto é suma importância percorremos a história da educação infantil, mesmo que de forma sucinta evidenciando algumas das conquistas educacionais para assim melhor compreendermos o contexto da temática em discursão. Em seguida, optamos pela reflexão sobre aspectos específicos da educação infantil, tais como: aprendizagem, afetividade e espaço. Os resultados da análise nos mostraram que o processo de avaliação nesta etapa de ensino, acontece de forma democrática com envolvimento de toda comunidade escolar. Nesta perspectiva, este estudo visa contribuir no entendimento da transformação no que diz respeito à importância do processo avaliativo na primeira etapa da educação básica. Ao concluir, enfatizamos a relevância do procedimento como via de consolidação da democracia na qual nossa sociedade desde sempre está envolvida.
References
ARIÉS, Fhilippe. História Social da Criança e da Família. 2. Ed. Rio de Janeiro: LTC, 2011.
BRASIL. Constituição Federal de 1988. Promulgada em 5 de outubro de 1988.
_______. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional: nº9394/96. Brasília: 1996;
________. Base nacional comum curricular. Brasília, DF: MEC, 2017. Acesso em: 13/06/2019.
________. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. Introdução. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Vol. 3. Brasília: MEC/SEF, 1998. 209 p.
CERVO, Amado Luís; BERVIAN, Pedro Alcino; SILVA, Roberto. Metodologia científica. 6. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007.
CUNHA, Nylse Helena Silva. Brinquedos, desafios e descobertas. Petrópolis, RJ: Vozes, 2005.
DIDONET, Vital. Creche: a que veio, para onde vai. In: Educação Infantil: a creche, um bom começo. Em Aberto/Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais. v 18, n. 73. Brasília, 2001. P.11-28;
FERNANDES, C. de O. Indagações sobre currículo: currículo e avaliação. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2007.
FORQUIN, Jean-Claude. Escola e Cultura: as bases sociais e epistemológicas do conhecimento escolar. Trad. Guacira Lopes Louro. Porto Alegre: Artes Médicas, 1993.
GODOY, Arilda Shimidt. Pesquisa qualitativa: tipos fundamentais. Revista de Administração de Empresas. Nº 3, v. 35, p. 20-29, 1995.
HOFFMANN, J. M. L. Avaliação: mito & desafio, uma perspectiva Construtivista. Porto Alegre: Educação & realidade, 1994.
HOFFMANN, J. M. L. Avaliação na pré-escola: um olhar sensível e reflexivo sobre a criança. Porto Alegre: Mediação, 2006.
KRAMER, Sonia. Profissionais de educação infantil: Gestão e formação. 1. Ed. São Paulo: Bernardi, 2005;
LIBÂNEO, J. C.; PIMENTA, S. G. Formação dos profissionais da educação – visão crítica e perspectivas de mudança. Educação e Sociedade, Campinas, n. 68, 2001. Acesso em 14/11/ 2019
LUCKESI, C. C. Avaliação da aprendizagem na escola. In: LIBÂNEO, José Carlos;
MINAYO, Maria Cecília de S. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 22 ed. Rio de Janeiro: Vozes, 2003.
LUCKESI, C. C. Avaliação da aprendizagem: componente do ato pedagógico. São Paulo: Cortez, 2011.
OLIVEIRA, Zilma de Moraes Ramos. Educação Infantil: fundamentos e métodos. 7 ed. São Paulo: Cortez, 2011;
OLIVEIRA. Da universalização do ensino fundamental ao desafio da qualidade: uma análise histórica. Educação & Sociedade, Campinas, v. 28, n. 100, 1992
ROSEMBERG, F. A criança pequena e o direito à creche no contexto dos debates sobre a infância e relações raciais. In: BENTO, M. A. S. Educação infantil, igualdade racial e diversidade: aspectos políticos, jurídicos, conceituais. São Paulo: CEERT, 2012.
VYGOTSKY, L.S. A Formação Social Da Mente: O Desenvolvimento Dos Processos Psicológicos Superiores. Tradução De José Cipolla Neto, Luis Silveira Menna Barreto E Solange Castro Afeche – 5ª Edição. São Paulo: Martins Fontes, 1994.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).