AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM À LUZ DA COMPLEXIDADE

Palavras-chave: Avaliação da aprendizagem. Complexidade. Fazeres docentes.

Resumo

Este artigo é parte da pesquisa de dissertação do mestrado em Educação - PPGE/UFT, sob o título Fazeres docentes e avaliação: um estudo de caso à luz da complexidade. Realizada na escola Municipal Henrique Talone Pinheiro – HTP, Palmas -TO, nas séries iniciais do ensino fundamental, tendo como problemática compreender se a percepção dos professores acerca da avaliação da aprendizagem, se aproxima dos referenciais teóricos da complexidade. Diante das percepções coletadas ainda não se encontram condições para essa aproximação, todavia, muitas conquistas foram observadas, quando nas posturas dos entrevistados foi possível vislumbrar uma vontade de mudar, e mesmo uma atitude transgressora de ousar entender que a avaliação não é privilégio do professor, mas de uma relação entre sujeitos de ensino e aprendizagens: professor e aluno, bem como a compreensão de que o objetivo maior da avaliação é a aprendizagem, que, ressalve-se, não restringe à sala de aula.

Biografia do Autor

Rita de Cássia Castro Vidal, Universidade Federal do Tocantins

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação – PPGE/UFT, Graduada em Pedagogia – UFT, Professora da Rede Municipal de Educação de Porto Nacional. 

Maria José de Pinho, Universidade Federal do Tocantins

Doutora em Educação – PUC/SP. É membro da Rede Internacional de Escolas Criativas: construindo a escola do século XXI (RIEC Coord. UB/Espanha), sendo coordenadora do grupo de pesquisa no Tocantins – RIEC. 

Referências

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Publicado
2020-05-22