A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO EM UM PROJETO DE PESQUISA DE DOUTORADO EM EDUCAÇÃO

Abstract

Objetiva apresentar um projeto de pesquisa de doutorado em educação e seus aspectos teórico-metodológicos na construção do conhecimento em história da educação no Pará. Para tanto, analisa o projeto intitulado “Infância e práticas educativas na Belém Republicana: significações do imaginário social e epistemologia jurídica nos livros de registro da Cadeia Pública de São José (1890-1910)” como um objeto trabalhado na disciplina de Pesquisa em Educação do primeiro Curso de Doutorado em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Pará. Nele se destaca o panorama histórico-cultural e o imaginário social da sociedade paraense na Primeira República, bem como as práticas educativas em um espaço carcerário a partir dos atos jurídicos sobre infância presentes nos livros de registro da Cadeia Pública de São José.

Author Biographies

Liliane da Silva França Corrêa, Universidade do Estado do Pará (UEPA)

Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED) da Universidade do Estado do Pará. Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED) da Universidade Federal do Pará (2017). Especialista em Gestão e Docência na Educação Básica e no Ensino Superior pelo Instituto Carreira (2015). Graduada no Curso de Pedagogia pela Universidade Federal do Pará (2010). É membro dos Grupos de Pesquisa Teorias, Epistemologias e Métodos de da Educação (EPsTEM) da Linha de Pesquisa Educação, Cultura e Sociedade (PPGED/UFPA) e Sociedade, Ciência e Ideologia (SOCID) da Linha de Pesquisa Sociedade e História da Educação (PPGED/UEPA). Participa dos Projetos de Pesquisa "Epistemologias e Culturas: Interfaces e Dissonâncias na Produção do Conhecimento na Área de Educação na Amazônia Paraense" e "Sociedade, Memória, História e Identidades Culturais na Amazônia Paraense (1960-1990)". É filiada à Associação dos Pedagogos do Estado do Pará (ASSPEEPA) e das seguintes entidades acadêmico-científicas: Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação (ANPEd); Sociedade Brasileira de História da Educação (SBHE). Pesquisa os temas: História da Educação no Pará; Epistemologias e Métodos da Educação e Educação Memória e Identidade Cultural: Interfaces entre Sociologia e Literatura.

Denise Simões Rodrigues , Universidade do Estado do Pará

Doutora em Sociologia na Universidade Federal do Ceará, defendendo em 2001 a tese Revolução Cabana e Construção da Identidade Amazônida. Professora Titular de Sociologia da Universidade do Estado do Pará. Atualmente coordena projeto voltado para a análise das relações entre a sociedade e a história da educação na Amazônia, com ênfase na segunda metade do século XX e pesquisa também as interfaces entre a Literatura e a Sociologia no processo de elaboração identitária na Amazônia. É membro do Núcleo de Educação Popular Paulo Freire do CCSE/UEPA, e professora associada da ANPED e a SBHE. Lidera o grupo de pesquisa Sociedade, Ciência e Ideologia do CCSE/UEPA, onde se articulam vários projetos de pesquisa e extensão. Seus trabalhos atuais em Sociologia enfatizam a Amazônia em especial nas áreas da cultura e educação, do imaginário e da política, com um recorte teórico demarcado pelas concepções de Cornelius Castoriadis e Paulo Freire.

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Published
2020-05-22