O CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO INFANTIL EM PALMAS-TOCANTINS

Abstract

Este estudo pretende conhecer o currículo da Educação Infantil, no município de Palmas, estado do Tocantins. Busca responder a seguinte questão: Que currículo de Educação Infantil foi concebido no Município de Palmas - Tocantins, no período de 2007 a 2017? Parte de uma reflexão sobre o Referencial Pedagógico para a Educação Infantil do Município (2009). Assim este estudo intenta analisar o documento citado. A metodologia é do tipo bibliográfica, documental, de abordagem qualitativa.  Entendemos que a Educação Infantil em Palmas, vem conquistando avanços significativos perante as demandas, necessidades e perfis de atendimento Infantil, no entanto ainda há obstáculos a serem superados, como a qualidade e o acesso a todas as crianças da rede. No tocante ao currículo notamos uma tentativa inovadora de rompimento com os modelos de escolarização ou só de cunho assistencialista. Percebemos o quanto a proposta pedagógica intenta construir e sustentar a concepções de valorização à infância e ao desenvolvimento integral da criança. Nesse sentido cuidar e educar são elementos que compõe o binômio de práticas norteadas pelas brincadeiras e interações, possibilitando autonomia e construção da identidade da criança enquanto sujeito histórico, social, de direito e produtor de cultura.

Author Biographies

Ilda Neta Silva de Almeida, Faculdade ITOP

Mestre em Educação- UFT (2017-2019) Pedagoga- Faculdade Aphonsiano (2006) Docência Universitária-Faculdade Araguaia (2008) Sociologia e educação Faculdade Aphonsiano (2009) professora da educação básica – Rede Estadual de Ensino do estado do Tocantins. SEDUC. Professora do curso de Pedagogia- Faculdade ITOP.

Eduardo José Cezari , UFT

Doutor em Educação em Ciências e Matemática - UFMT/REAMEC; Mestre em Ciências do Ambiente - UFT (2010); Especialista em Docência do Ensino Superior - FALBE (2008); Graduado em Ciências Biológicas - CEULP/ULBRA(2006); Professor Adjunto da Universidade Federal do Tocantins, no curso de Pedagogia - Palmas e Professor Pesquisador no Curso de Ciências Biológicas - EAD - UFT. Professor do Programa de Pós-graduação Profissional em Educação - UFT. É membro do Comitê de Graduação do Campus Universitário de Palmas. Foi Coordenador do Curso de Pedagogia (2015-2018) e Vice-diretor do Câmpus de Palmas (2018-2022).

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Published
2021-07-20
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FLUXO CONTÍNUO - Artigos