O CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO INFANTIL EM PALMAS-TOCANTINS
Abstract
Este estudo pretende conhecer o currículo da Educação Infantil, no município de Palmas, estado do Tocantins. Busca responder a seguinte questão: Que currículo de Educação Infantil foi concebido no Município de Palmas - Tocantins, no período de 2007 a 2017? Parte de uma reflexão sobre o Referencial Pedagógico para a Educação Infantil do Município (2009). Assim este estudo intenta analisar o documento citado. A metodologia é do tipo bibliográfica, documental, de abordagem qualitativa. Entendemos que a Educação Infantil em Palmas, vem conquistando avanços significativos perante as demandas, necessidades e perfis de atendimento Infantil, no entanto ainda há obstáculos a serem superados, como a qualidade e o acesso a todas as crianças da rede. No tocante ao currículo notamos uma tentativa inovadora de rompimento com os modelos de escolarização ou só de cunho assistencialista. Percebemos o quanto a proposta pedagógica intenta construir e sustentar a concepções de valorização à infância e ao desenvolvimento integral da criança. Nesse sentido cuidar e educar são elementos que compõe o binômio de práticas norteadas pelas brincadeiras e interações, possibilitando autonomia e construção da identidade da criança enquanto sujeito histórico, social, de direito e produtor de cultura.
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