O ADOECIMENTO PSÍQUICO VIVENCIADO NA ADOLESCÊNCIA NO PERÍODO PRÉ-VESTIBULAR
Abstract
O vestibular é um dos mecanismos de seleção que permite o ingresso do estudante no ensino superior, manifestando grandes implicações para a saúde mental dos adolescentes, pelo alto nível de estresse e fator de risco, principalmente para aqueles que não ascendem às universidades. O objetivo desse estudo é compreender os fatores e/ou processos que interferem no comportamento dos adolescentes, em situações de crise, pressão e estresse gerados pelo concurso pré-vestibular, identificando suas origens e as suas relações com os adoecimentos psíquicos típicos dessa fase.
References
ABERASTURY, A.; KNOBEL, M. Adolescência normal. Tradução de Suzana Maria Garagoray Ballve. Porto Alegre: Artmed, 1981.
BASTOS, C. L. Manual do exame psíquico: uma introdução prática à psicopatologia. Revinter, 1997.
BECK, U. Risk Society: Towards a New Modernity. London: Sage, 1992.
BIANCHETTI, L. Angústia no vestibular: indicações para pais e professores. Passo Fundo: Ed. da UPF, 1996.
BOEKAERTS, M. Coping with stress in childhood and adolescence. In: ZEIDNER, M. ENDLER, (Orgs.), Handbook of coping: theory, research, and applications. New York: John Wiley & Sons, 1996. p. 452-484.
BONDER, N. O segredo judáico de resolução de problemas: a utilização da ignorância na resolução de problemas. Imago Ed,. 1995 – Rio de Janeiro
BRASIL, Ministério da Educação. Textos teóricos e metodológicos: ENEM 2009. Brasília: INEP, 2009.
BURAK, S. D. Proteção, risco e vulnerabilidade. Adolescência Latino Americana, v. 1, n. 4, p. 222-230, 1999.
CALIMAN LV, DOMITROVIC N. Uma análise da dispensa pública do metilfenidato no Brasil: o caso do Espírito Santo. Physis. 2013. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext &pid=S1414-32832016005008103&lng=en&nrm=iso - 25/04/2016 - 19:35h
D’AVILA, G. T., & Soares, D. H. P. (2003) Vestibular: Fatores geradores de ansiedade na cena da prova. Revista Brasileira de Orientação Profissional, 4(1-2), 105-116. Disponível em http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-863X2010000100008 Acessado em 20/03/2016 – 00:30h
KESSLER, R. C., McGonagle, K. A., Zhao, S., Nelson, C. B., Hughes, M., Eshleman, S., Wittchen, H-U., & Kendler, K. S. (1994). Lifetime and 12-month prevalence of DSM-III-R psychiatric disorders in the United States: Results from the National Comorbidity Survey. Archives of General Psychiatry, 51, 8-19. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/paideia/v20n45/a08v20n45.pdf - 24/04/16 - 17:00h
LEVENFUS, R. S. Faça o vestibular com seu filho, faça o vestibular com seus pais. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997
LEVENFUS, R. S. Vestibular: Derrubando o mito. Porto Alegre: Gente, 1993.
MANSO, D. S. S., & MATOS, M. G. (2006). Depressão, ansiedade e consumo de substâncias em adolescentes. Revista Brasileira de Terapias Cognitivas, 2(1), 73-84. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/paideia/v20n45/a08v20n45.pdf - 24/04/16 - 17:00h
MATOS, M. G., BARRETT, P., DADDS, M., & SHORTT, A. (2003). Anxiety, depression, and peer relationships during adolescence: Results from the portuguese national health behaviour in school-aged children survey. European Journal of Psychology of Education, 1, 3-14. http://www.scielo.br/pdf/paideia/v20n45/a08v20n45.pdf - 24/04/16 - 17:00h
MOOS, R. H. Social context: transcending their power and their fragility. American Journal of CommunityPsychology, v. 31, n. 2, p. 1-13, 2003.
PELEGRINI, M. R. Fonseca. O Abuso de Medicamentos Psicotrópicos na Contemporaneidade. Psicologia Ciência e Profissão, 2003, p.38-43. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/pcp/v23n1/v23n1a06.pdf
SILVA, R. A., Horta, B. L., Pontes, L.M., Faria, A. D., Souza, L. D., Cruzeiro, A. L. S. & Pinheiro, R. T. (2007). Bem estar psicológico e adolescência: fatores associados. Cadernos de Saúde Pública, 23, 1113-1118. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/paideia/v20n45/a08v20n45.pdf - 24/04/16 - 17:00h
SILVESTRE, G. Vestibular sem sofrimento: o segredo dos vencedores. Belo Horizonte: Gutenberg, 2004.
SOARES A. B. e MARTINS J. S. R.: Ansiedade dos estudantes diante da expectativa do exame vestibular. 2010, Vol. 20, No. 45, 57-62. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/paideia/v20n45/a08v20n45.pdf 24/04/16 - 17:00h
SOARES, D. H. P. (2002). Como trabalhar a ansiedade e o estresse frente ao vestibular. Em R. S. Levenfus & D. H. P. Soares (Orgs.), Orientação Vocacional Ocupacional: Novos achados teóricos, técnicos e instrumentos para a clínica, a escola e a empresa. Porto Alegre, RS: ArtMed. Disponível em http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext &pid=S1679-33902003000100010.
WAGNER, A. et al. Configuração familiar e o bem-estar psicológico dos adolescentes. Psicologia: Reflexão e Crítica, v. 12, n. 1, p. 147-156, 1999. [Online]. Disponível em: < http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79721999000100010&lng=en&nrm=iso >. Acesso em: 20 ago. 2015.
ZANINI, D. S.; FORNS, M. Coping y psicopatología: comparación entre adolescentes de la muestra general y sub-clínica. Psiquiatria.com, v. 8, n. 2, 2004. Disponível em: <http://www.psiquiatria.com/
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).