INCLUSÃO ESCOLAR DE ALUNOS COM NECESSIDADES ESPECIAIS: DESAFIOS DA PRÁTICA DOCENTE

Abstract

O presente artigo apresenta as principais dificuldades e desafios vivenciados pelos professores do Ensino Fundamental I de uma escola municipal na cidade de Araguatins-To. Buscou-se levantar a percepção dos docentes acerca da inclusão e identificar a atuação dos mesmos com os alunos que possuem deficiência, verificando se na instituição havia a integração ou inclusão dos mesmos. Quanto aos aspectos metodológicos, trata-se de uma pesquisa exploratória e descritiva, de abordagem quali-quantitativa, por meio de um questionário e uma pesquisa de campo. Como pressuposto teórico a pesquisa teve como autores Mantoan, Januzzi, Silva, Bueno, Saviani, entre outros, assim como documentos que fundamentam a educação inclusiva, como a Constituição Federal e a Declaração de Salamanca. Observou-se que um dos maiores desafios encontrado pelos docentes se refere à formação continuada. E que mesmo diante de vários desafios, os docentes dia a dia buscam dentro de sua realidade promover a inclusão dos alunos buscando subsídios na Sala de Recursos, assim como todos os profissionais e demais alunos tem uma boa receptividade com os alunos deficientes, respeitando suas individualidades.

Author Biographies

Iana Thaynara Trindade Oliveira, Unitins

Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Tocantins.

Francisca da Silva Feitosa, UNITINS

Atualmente é professora do Ensino Fundamental no Município de Palestina do Pará, atuou como Professora Especialista no Curso de Pedagogia na Universidade Estadual do Tocantins - UNITINS no período fevereiro de 2016 a dezembro de 2018 e como SECRETÁRIA ACADÊMICA Faculdade Integrada de Araguatins - FAIARA, mantida pela Fundação Educacional do Bico do Papagaio - FEBIP de março de 2011 a fevereiro de 2018. 

Janine da Silva Mota, UNITINS

Mestre em Psicologia Educacional, pelo Centro Universitário FIEO (UNIFIEO).

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Published
2020-05-22