INCLUSÃO ESCOLAR DE ALUNOS COM NECESSIDADES ESPECIAIS: DESAFIOS DA PRÁTICA DOCENTE
Abstract
O presente artigo apresenta as principais dificuldades e desafios vivenciados pelos professores do Ensino Fundamental I de uma escola municipal na cidade de Araguatins-To. Buscou-se levantar a percepção dos docentes acerca da inclusão e identificar a atuação dos mesmos com os alunos que possuem deficiência, verificando se na instituição havia a integração ou inclusão dos mesmos. Quanto aos aspectos metodológicos, trata-se de uma pesquisa exploratória e descritiva, de abordagem quali-quantitativa, por meio de um questionário e uma pesquisa de campo. Como pressuposto teórico a pesquisa teve como autores Mantoan, Januzzi, Silva, Bueno, Saviani, entre outros, assim como documentos que fundamentam a educação inclusiva, como a Constituição Federal e a Declaração de Salamanca. Observou-se que um dos maiores desafios encontrado pelos docentes se refere à formação continuada. E que mesmo diante de vários desafios, os docentes dia a dia buscam dentro de sua realidade promover a inclusão dos alunos buscando subsídios na Sala de Recursos, assim como todos os profissionais e demais alunos tem uma boa receptividade com os alunos deficientes, respeitando suas individualidades.
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