LEI FEDERAL N. 13.415/2017 VERSUS EDUCAÇÃO EM LÍNGUA ESPANHOLA – ENTRAVES AO DESENVOLVIMENTO DO MERCOSUL
Abstract
Objetivou-se analisar o retrocesso da Lei Federal n. 11.161/2005 e as mudanças políticas no setor da educação nacional com o advento do Novo Ensino Médio introduzido pela Medida Provisória n. 746/2016, que culminou na positivação da Lei Federal n. 13.415/17, causando entraves à materialização do direito fundamental social à educação de qualidade na ordem da política internacional do Mercado Comum do Sul – MERCOSUL. Portanto, objetivou-se confirmar o retrocesso social para o ensino do bloco econômico e os reflexos futuros para toda a sociedade brasileira. A pesquisa bibliográfica e normativa foi desenvolvida com abordagem qualitativa, concluindo-se que o retrocesso brasileiro no ensino do Espanhol se dá ante a falta de políticas educacionais eficientes, de legislação específica para o ensino de espanhol, somando-se à insuficiência de estrutura e/ou de pessoal qualificado para o específico ensino de línguas.
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