VERIFICAÇÃO DA CONFORMIDADE DO PROCESSO EM UMA ÁREA DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL: ESTUDO DE CASO

Palavras-chave: Produção enxuta. PDCA. Verificação de conformidade em processos.

Resumo

Com a globalização dos mercados e o aumento do consumo de produtos industrializados, a competividade entre as organizações é algo inerente a este processo. Logo, a indústria tem buscado aplicar todas as ferramentas necessárias para a regulação dos setores, diminuição dos desperdícios, normatização e consequente uma produção enxuta. O objetivo deste estudo é aplicar o ciclo PDCA vinculado aos mecanismos de verificação de conformidade e expor a concepção do conceito da ferramenta adequada no processo produtivo, através do estudo de caso. Neste artigo evidenciamos as experiências institucionalizadas na fábrica após a implementação do programa de inspeções, a fim de destacar a evolução dos resultados obtidos nos indicadores de eficiência da fábrica nos eixos de qualidade, disponibilidade e performance. Portanto, o referido estudo abre um canal permitindo a obtenção de progressos satisfatórios, através do uso da metodologia de verificação de conformidade em processos apontando que esse método utilizado e se mostrou promitente.

Biografia do Autor

Marcelo Favarato, Faculdade Vale do Cricaré

Mestrando em Ciências, tecnologia e educação – Faculdade Vale do Cricaré (FVC).

Referências

CAMPOS, V. F. TQC: Controle da Qualidade Total. 9 ed. Rio de Janeiro: Fundação Christiano Ottoni, 2002.

CARPINETTI, L. C. R. et. al. Gestão da Qualidade. ISO 9001:9002. São Paulo: Atlas, 2008.

CARVALHO, J. M. C. de - Logística. 3 ed. Lisboa: Edições Silabo, 2002.

CICLO PDCA. CEP - Controle Estatístico de Processo. Ano IV - Nº 45 -

Setembro/2007. http://www.datalyzer.com.br/site/suporte/administrador/info/arquivos/info80/80.html>. Acesso em 15 de junho de 2019.

IIA. The Institute of Internal Auditors. Fases de implementação. Disponível em: <https://iiabrasil.org.br/ippf/orientacoes-de-implantacao>. Acesso em 12 de junho de 2019.

INMETRO Instituto Nacional de Metrologia, qualidade e tecnologia. 2004. Disponível em: < http://www.inmetro.gov.br/producaointelectual/obras_intelectuais/83_obraIntelectual.pdf>. Acesso em 12 de Março de 2019.

MASTRANTONIO, S. D. S.; DE TOLEDO, J. C. A gestão da qualidade em fabricantes de equipamentos para a indústria de alimentos. ENGEVISTA, v. 15, n. 3, 2013.

MILLS, A. C. A auditoria da qualidade: uma ferramenta para avaliação constante e sistemática da manutenção da qualidade. 8. ed. São Paulo: Makron Books, 2004.

RITZMAN, L. P.; KRAJEWSKI, L. J. Administração da produção e operações. São Paulo: Prentice Hall, 2004.

SELEME, R; STADLER, H. Controle da qualidade: As ferramentas essenciais. Curitiba: Intersaberes, 2012.

ZUASHKIANI, A.; RAHMANDAD, H.; JARDINE, A. K. Mapping the dynamics of overall equipment effectiveness to enhance asset management practices. Journal of Quality in Maintenance Engineering, Vol. 17 No. 1, pp. 74-92, 2011.

Publicado
2020-03-16
Seção
Artigos