(IM)PROVÁVEIS PRESIDENTES DO BRASIL: UMA ANÁLISE DAS IMAGENS DE SI NOS PRONUNCIAMENTOS DE POSSE DOS PRESIDENTES LULA E BOLSONARO

Abstract

O principal objetivo da presente análise é investigar, via noção de ethos discursivo, como foram mobilizadas e construídas as imagens de si através dos pronunciamentos de posse presidencial dos presidentes Luís Inácio Lula da Silva (2003) e Jair Messias Bolsonaro (2019). Para tal empreitada, nos ancoramos no arcabouço teórico cunhado por Patrick Charaudeau (2011), mais precisamente sobre as considerações a respeito do ethos no discurso político. Segundo o autor “não existe um ato de linguagem que não passa pela construção de uma imagem de si” (CHARAUDEAU, 2017, p. 86). Ou seja, o que falamos revela, em certa medida, uma imagem do que somos (ou do que transparecemos ser). Tentaremos estabelecer relações com os conceitos de Pêcheux (2010, 2011) e de Orlandi (2005), no sentido de apresentar que não existe ingenuidade no dizer ou muito menos que esse é gestado no vazio. Por fim, cotejamos as aproximações e distanciamentos de ambos os pronunciamentos. Vemos que mesmo, a título de exemplo, quando ambos os presidentes falam a respeito do “combate à corrupção”, os efeitos de sentidos são distintos, ainda mais quando levamos em consideração as condições de produção de cada um dos pronunciamentos.

Author Biographies

Thiago Barbosa Soares, UFT

Doutor em Linguística pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Professor nos cursos de Graduação em Letras e de Pós-Graduação stricto sensu em Letras da Universidade Federal do Tocantins (UFT), no Câmpus de Porto Nacional. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Análise do Discurso francesa.

Maycon Dougllas Vieira dos Santos, UFT

Mestrando em História Social pela Universidade de São Paulo (USP). Graduando em História pela Universidade Federal do Tocantins (UFT).

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Published
2021-01-25