FORMAÇÃO DOCENTE NA PERSPECTIVA FENOMENOLÓGICA E DO PENSAMENTO COMPLEXO: REVERBERAÇÕES ACERCA DO CURRICULO DE UMA GRADUAÇÃO EM LETRAS
Abstract
Este artigo tem como objetivo compreender como os cursos de formação docente têm trabalhado as especificidades do humano; a religação de saberes e a criatividade como possibilidades, para a transformação humana em formação. A problemática levantada foi: como contribuir para que as propostas de formação docente, com base na fenomenologia e na complexidade, ultrapassem a visão reducionista, limitada à área específica de atuação e ao mercado? A pesquisa, do tipo qualitativa, foi desenvolvida por meio de levantamento bibliográfico e documental. Valeu se também da aplicação de questionários e entrevistas semiestruturadas. A investigação se justifica pelo rigor teórico e metodológico na busca da compreensão ontológica a partir de diferentes epistemologias para transcender os limites conceituais sobre a formação docente contemporânea. Acreditamos que a fenomenologia e o pensamento complexo coadunam com uma educação humana, emancipadora, integral, intencional e global, capaz das aproximações de saberes em rede de interações, para religar teoria e prática, sujeito e objeto, razão e emoção.
References
ALENCAR, Eunice M. L.; FLEITH, Denise de Souza. Criatividade: múltiplas perspectivas. Brasília: Ed. UnB, 2003.
BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Conselho Pleno. Resolução nº 2/2015. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada. Brasília, DF: CNE, 2015.
BUENO, Enilda R. de Almeida. Fenomenologia: a volta às coisas mesmas. In: PEIXOTO, Adão J. (Org.) Interações entre Fenomenologia e Educação. Campinas, SP: Editora Alínea. 2014.
BUENO, Enilda R. de Almeida. Gestão Educacional Fenomenológica: projeto humano em construção. In: Peixoto, Adão J. (Org.) Fenomenologia e Formação. Curitiba: CRV. 2016.
CHIZZOTTI, Antônio. Pesquisa qualitativa em ciências humanas e sociais. Petrópolis, RJ: Vozes, 2007.
GATTI, Bernadete A. Formação de professores no Brasil: características e problemas. Educ. Soc., Campinas, v. 31, n. 113, p. 1355-1379, out. Dez. 2010. Disponível em: <http://www.cedes.unicamp.br>. Acesso em: 18 dez. 2017.
GIL, José; BELLMANN, Cristóvam Isabel. A construção do corpo ou exemplos de escrita criativa. Porto Editora: Porto, 1999.
GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.
GUIMARÃES, V. S. Formação de professores: saberes, identidade e profissão. Campinas: Papirus, 2004.
LUNA, Sergio Vasconcelos. Planejamento de pesquisa: uma introdução. São Paulo: EDUC, 2002.
MENEZES, Estera Muszkat; SILVA, Edna Lúcia da. Metodologia da pesquisa e elaboração de dissertação. 4. ed. rev. atual. Florianópolis, SC: UFSC, 2005.
MINAYO, Maria Cecília de Souza. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 21. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013.
MORAES, Maria Cândida. O paradigma educacional emergente. Campinas, SP: Papirus, 2008.
________. O pensar complexo na Educação: sustentabilidade, transdisciplinaridade e criatividade. 1ª. ed. São Paulo: WAK Editora, 2014.
______. Transdisciplinaridad, creatividad y educación: fundamentos ontológicos y epistemológicos. Colaboración de Juan M. Batalloso Navas. Campinas, SP: Papirus, 2015.
MORIN, Edgar. A religação dos saberes: o desafio do século XXI. Tradução e notas de Flávia Nascimento. Rio de Janeiro: Bertrand, 2001.
_______. Os sete saberes necessários à educação do futuro. São Paulo: Cortez: Brasília, UNESCO, 2011.
NICOLESCU, Basarab. O manifesto da transdisciplinaridade. São Paulo: Trion, 2001.
PIMENTA, Selma Garrido. A prática (e a teoria) docente re-significando a didática. In: OLIVEIRA, Maria Rita, N. S. (Org.). Confluências e divergências entre didática e currículo. Campinas, SP: Papirus, 1998.
REZENDE, Antônio Muniz. Concepção fenomenológica da educação. São Paulo: Cortez, 1990.
SAVATER, Fernando F. O valor de educar. 1. ed. Trad. Monica Stahel. São Paulo: Martins Fontes, 2000.
SAVIANI, Demerval. Formação de professores no Brasil: dilemas e perspectivas. Revista Poíesis Pedagógica – Revista do PPGEDUC, Catalão, GO: Universidade Federal de Goiás, v. 9, 2011.
SEVERINO, Antônio Joaquim. Expansão do ensino superior: contextos, desafios, possibilidades. Campinas, SP: Cortez, 2009.
SUANNO, João Henrique; SUANNO, Marilza Vanessa Rosa; SANTOS, Akiko (Org.). Didática e formação de professores: complexidade e transdisciplinaridade. 1. ed. Porto Alegre, RS: Sulina, 2013.
TORRE, Saturnino de La. Aprender de los errores. Buenos Aires: Magisterio de la Plata, 2005.
______. Uma escola para o século XXI: escolas criativas e resiliência na educação. Florianópolis, SC: Insular, 2009.
TRIVIÑOS, Augusto Nibaldo Silva. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.
UFT – Universidade Federal do Tocantins. Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Letras, habilitação em Língua Portuguesa e Respectivas Literaturas. Porto Nacional, TO: UFT, 2009.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).