DIÁLOGOS VIRTUAIS NO ENSINO EM ENFERMAGEM: UMA REVISÃO DA LITERATURA
Abstract
Este estudo visa compreender como a dialogia se insere nos Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA) sob a perspectiva dos aprendentes digitais, identificando potencialidades e desafios para a gestão da aprendizagem, por meio de uma revisão narrativa da literatura sendo utilizadas as seguintes bases de dados: Medical Literature Analysis and Retrieval System Online (MEDLINE), Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), Scientific Electronic Library Online (SciELO), Base de Dados de Enfermagem (BDENF) e The Cumulative Index to Nursing and Allied Health Literature (CINAHL), período de 2013 a 2018. Os descritores foram selecionados com base na lista em Ciências da Saúde (DeCS/MeSH) combinados com operadores booleanos AND e/ou OR e palavras-chave: educação em enfermagem; dialogia; e-learning; gestão da aprendizagem. A aprendizagem por meio das interações entre aprendentes na era digital trouxe vários avanços também no cenário da enfermagem possibilitando a construção coletiva do conhecimento, troca de saberes e experiências.
References
ALMEIDA, M. E. B. D. Educação a distância na internet: abordagens e contribuições dos ambientes digitais de aprendizagem. Educação e Pesquisa [online], São Paulo, v. 29, n. 2, p. 327-340, dec 2003. ISSN 1517-9702. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-97022003000200010&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 16 Fev. 2018. http://dx.doi.org/10.1590/S1517-97022003000200010.
AUBERT, A. et al. Aprendizaje dialógico en la Sociedad de la Información. Barcelona: Hipatia Editorial, 2008. ISBN 978-84-936743-0-4.
AVELINO, C. C. V. et al. Avaliação do ensino-aprendizagem sobre a CIPE® utilizando o Ambiente Virtual de Aprendizagem. Revista Brasileira de Enfermagem - REBEn, Alfenas-MG, v. 70, n. 3, p. 630-637, mai-jun 2017. ISSN 0034-7167.
BAKHTIN, M. Marxismo e filosofia da linguagem: problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. Tradução de Michel Lahud e Yara Frateschi Vieira. 9ª. ed. São Paulo: Hucitec, 1999. 196 p. Colaboração de Lúcia Teixeira Wisnik e Carlos Henrique D. Chagas Cruz.
BLOOMFIELD, J. et al. The development and evaluation of a computer-based resource to assist pre-registration nursing students with their preparation for objective structured clinical examinations (OSCEs). Nurse Education Today, Philadelphia, v. 30, p. 113-117, 2009. https://doi.org/10.1016/j.nedt.2009.06.004.
BONMANN, D. M. D. S.; PETERSEN COGO, L. Primeira Prática Curricular Hospitalar de Estudantes de Enfermagem Descrita em Fórum online. Ciências Cuidado Saúde, Porto Alegre/RS, p. 2(2):226-23, Abr/Jun; 2013.
CARVALHO, A. D. S. D. et al. Gestão da Aprendizagem, Proatividade e Autonomia dos Discentes: Novas Práticas. Aturá, Palmas, v. 1, n. 3, p. 175-188, set-dez 2017. ISSN 2526-8031.
CATELA, H. COMUNIDADES DE APRENDIZAGEM: EM TORNO DE UM CONCEITO. Revista de Educação, Lisboa, v. XVIII, n. 2, p. 31 - 45, 2011.
COGO, A. L. P. et al. Aprendizagem de sinais vitais utilizando objetos educacionais digitais: opinião de estudantes de enfermagem. Rev. Gaúcha Enferm. (Online), Porto Alegre, v. 31, n. 3, p. 435-441, Set 2010. ISSN 1983-1447.
COSTA, R. D. A Cultura Digital. 3ª. ed. São Paulo: Publifolha, 2003. ISBN 9788574023854.
DOMINGUE, A. N.; JESUS, I. T. M.; ZEM-MASCARENHAS, S. H. Informática na Educação em Saúde e Enfermagem: análise dos grupos de pesquisa. J. Health Informatics, São Carlos (SP), Brasil., p. 19-24, Janeiro-Março 2016. ISSN www.jhi-sbis.saúde.ws.
FETTERMANN, F. et al. Potencialidades e fragilidades dos ambientes virtuais de aprendizagem no ensino em enfermagem: revisão integrativa. J. Health Inform, v. 9, n. 4, p. 132-136, Out-Dez 2017. ISSN 2175-4411.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: Saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. 50ª. ed. Rio de Janeiro: Paz E Terra, 2011. 184 p. ISBN 9788577531646.
FROTA, N. M. et al. Construção de uma tecnologia educacional para o ensino de enfermagem sobre punção venosa periférica. Revista Gaúcha de Enfermagem, Porto Alegre, v. 34, n. 2, p. 29-36, Junho 2013. ISSN 1983-1447.
GIL, A. C. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. 4ª. ed. São Paulo: Atlas, 2002. 175 p. ISBN 9788597012613.
HALL, S. A identidade cultural na pós-modernidade. Tradução de Tomaz Tadeu da Silva. 11ª. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2006.
KOCH, L. F. The nursing educator's role in e-learning: A literature review. Nurse Education Today, Ellwangen, v. 34, n. 11, p. 1382–1387, abr 2014.
LÉVY, P. Cibercultura. Tradução de Carlos Irineu da Costa. 1ª. ed. São Paulo: Editora 34, 1999. 264 p. ISBN 8573261269.
LÉVY, P. A Inteligência Coletiva por uma antropologia do ciberespaço. 5ª. ed. São Paulo: Loyola, 2007. 212 p. ISBN 978-85-15-01613-6.
MARTINS, J. L.; SILVA, V. C. D. AVALIAÇÃO DA DIALOGIA EM FÓRUNS DE CURSO ONLINE: processo dialógico na formação de comunidades de sentidos. Revista Observatório, Palmas, v. volume 3, n. n.4, julho-setembro 2017. ISSN http://dx.doi.org/10.20873/uft.2447.
MORAIS, S. Comunicação e Estranheza: Contingências da Intersubjectividade. Covilhã: Livros Labcom, 2009.
MORIN, E. Os setes saberes necessários à educação do futuro. In: ______ Os setes saberes necessários à educação do futuro. São Paulo: Cortez , 2011.
PAZ, J. C. S. D. S. Ensinar em Comunidade virtual de aprendizagem : a emergência da presença de ensino distribuída no desenvolvimento de uma comunidade de investigação. Universidade Aberta. Lisboa, p. 464. 2015.
ROTHER, E. T. Revisão Sistemática x Revisão Narrativa. Acta Paulista de Enfermagem. São Paulo: Red de Revistas Científicas de América Latina y el Caribe, España y Portugal. 20 Junho 2007. p. v-vi.
SILVA, A. P. S. S. D.; PEDRO, E. N. R. Autonomia em estudantes de enfermagem. Processo de construção do conhecimento: O Chat Educacional como Ferramenta de Ensino.. Revista Latino Americana Enfermagem, Ribeirão Preto, v. volume 18, Março/Abril 2010. ISSN http://dx.doi.org/10.1590/S0104-11692010000200011.
VENDRUSCOLO, C. et al. A Informática na Formação e Qualificação dos Profissionais de Saúde: Uma Revisão Integrativa. Revista de Enfermagem de Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria , Santa Maria , p. 539-546, 2013.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).