A RELAÇÃO DOS ALUNOS DO IFTO – CAMPUS PALMAS COM A OLIMPÍADA BRASILEIRA DE FÍSICA DAS ESCOLAS PÚBLICAS (OBFEP).

Palavras-chave: Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas (OBFEP). Instituto Federal de Educação. Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO). Motivação.

Resumo

A Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas (OBFEP) é uma competição recente, que tem por objetivo atrair olhares e despertar o interesse dos alunos pela área da Física. Para que os alunos tenham a oportunidade de participar de eventos deste porte, é essencial o papel dos professores quanto à divulgação para a visibilidade da olimpíada nas escolas bem como para motivar os alunos a participarem. Neste sentido foi realizada uma pesquisa de campo no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins, Campus Palmas por meio de uma coleta de dados com questionários estruturados com o objetivo de verificar a participação dos alunos na OBFEP e os possíveis fatores que podem contribuir para motivar essa participação. Os resultados apontam a falta de divulgação e de conhecimento sobre o funcionamento da competição, como fatores determinantes para o pequeno número de alunos participantes na OBFEP.

Biografia do Autor

Davis Denner Costa Silva, IFTO - Campus Palmas

Graduando de Física Licenciatura, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins – IFTO/Palmas.

Michele Cristiane Diel Rambo, IFTO/PALMAS

Doutora em Educação Matemática, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins – IFTO/Palmas.

Referências

COSTA, M. Tipos de amostragem. Disponível em: <http://www.manoel.pro.br/quantitativos7.pdf>, acesso em:18 de maio de 2019.

COSTA, W. F., TITO, A. L. de A., BRUMATTI, P. N. M., ALEXANDRE, M. L. de O. Uso de instrumentos de coleta de dados em pesquisa qualitativa: um estudo em produções científicas de turismo. Revista Turismo - Visão e Ação - Eletrônica, Vol. 20 - n. 1 - jan - abr. 2018.

FLICK, U. Uma introdução à pesquisa qualitativa. 2 Ed. Porto Alegre: Bookman, 2004.

GIACOMINI, A. e LÜDCKE, E. A divulgação do desempenho dos alunos do colégio militar de Salvador em Olimpíadas Científicas Nacionais como forma de reforçar sua imagem institucional. Conexões - Ciência e Tecnologia: periódico de divulgação científica e tecnológica gerenciado pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), Fortaleza/CE, v.11, n.4, p.7-17, dez. 2017. Disponível em: , acesso em: 15 março de 2019.

IFTO – Instituto Federal do Tocantins. página institucional. Disponível em:<http://www.ifto.edu.br/noticias/alunos-do-ifto-se-destacam-na-classificacao-estadual-da-obfep>, acesso em: 5 de março de 2019.

MARINHO, R. F. Curso Preparatório para Olimpíadas de Física e Astronomia: Uma Proposta para o Professor. 2015. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) - Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão Instituto de Física e Química, 2015.

MAYER, F. de P. Introdução à Estatística e conceitos de amostragem. Disponível em: http://leg.ufpr.br/~fernandomayer/aulas/ce001e-2016-2/01_introducao_e_amostragem/01_Introducao_a_Estatistica_e_amostragem.pdf, acesso em 31 de julho de 2019.

OLIVEIRA, G. A. L., FERREIRA, S. N., DA CRUZ, J. de A., BENIGNO, M. B. S. O Tocantins no cenário das Olimpíadas Cientificas de Física um caminho a ser trilhado. In: JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E EXTENSÃO DO INSTITUTO FEDERAL DO TOCANTINS, 8., 2017, Gurupi. Anais... Gurupi: JICE; IFTO, 2017.

SBF - Sociedade Brasileira de Física. página institucional. Disponível em: <http://www.sbfisica.org.br/~obfep/ > Acesso em: 20 de março de 2019.

VIANNA, J. Olimpíadas de Física. Disponível em: <http://www1.fisica.org.br/fne/phocadownload/Vol02-Num2/a041.pdf>, acesso em: 16 de junho de 2019.

Publicado
2020-03-16
Seção
Artigos