ANÁLISE SEMIÓTICA DA COR NO FILME ALICE NO PAÍS DAS MARAVILHAS (2010)
Abstract
Este trabalho apresenta uma análise de imagens, tendo como foco principal a cor - enquanto elemento construtivo à linguagem do filme Alice no País das Maravilhas – 2010. O objetivo deste estudo é, portanto, mostrar o poder de significação da cor e sua influência na narrativa das películas. Para tanto, apropriamo-nos dos conhecimentos da semiótica, que servem, neste estudo, de método para investigar e compreender o sentido e os signos presentes nas imagens. Para identificar as principais cores incidentes no filme, utilizamo-nos da ferramenta Adobe Color, que seleciona as cores mais acometidas para cada imagem. Através de cada cor, seus fenômenos, sensações transmitidas, sentidos e seus diversos significados, descritos por grandes estudiosos responsáveis pelas concepções existentes, foi possível levantar conhecimentos sobre seu papel na película, apontando de fato que, o sentido das cores, estão de acordo com a narrativa do filme. Sem intenção de esgotar o assunto, pode-se concluir que a cor é um elemento fundamental para dar significado e comunicar algo que muitas vezes são desconhecidos ou passam por despercebidos ao primeiro olhar.References
AMOUNT, Jacques; MARIE Michel; Dicionário teórico e critico de cinema. São Paulo: Papirus, 2007.
CARROLL, Lewis. Alice no Pais das Maravilhas. São Paulo: Círculo do livro,1982.
DONDIS, Donis A. Sintaxe da linguagem visual. São Paulo: Martins Fontes, 1997.
FARINA, Modesto; PEREZ, Clotilde; Psicodinâmica das cores em comunicação. São Paulo: Edgard Blucher, 2011.
GUIMARÃES, Luciano. Cor como informação. São Paulo: Annablume, 2004.
PEDROSA, Israel. Da cor à cor inexistente. Rio de Janeiro: Christiano, 1999.
SANTAELLA, Lucia. O que é semiótica. 32ª ed. São Paulo: Brasiliense, 2012.
SANTAELLA, Lúcia. Semiótica aplicada. São Paulo: Cengage Learning, 2002 e 2010.
OLIVEIRA, Sandra Ramalho. Imagem também se lê. São Paulo: Rosari, 2009.
PEIRCE, Charles Sanders. Semiótica. São Paulo: Perspectiva, 2012.
WOODS, Paul A. O Estranho Mundo de Tim Burton –São Paulo: Leya – 2011.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).