UNIVERSIDADE DA MATURIDADE E O ENSINO/APRENDIZAGEM DA LÍNGUA INGLESA ÀS PESSOAS VELHAS
Abstract
A aprendizagem da segunda língua pode proporcionar autoestima elevada, memória ativa, sociabilidade, possibilidade de viajar ao exterior e praticar a língua, entre outros pontos positivos. O objetivo desse estudo foi descrever a experiência da disciplina de Língua Inglesa na Universidade da Maturidade. Foi realizado estudo de caso descritivo de característica qualitativa. Neste estudo, buscou-se também, apresentar a temática da Língua Inglesa de maneira em que tanto o ensino, como a aprendizagem, fosse assimilado de maneira significativa, em que o universo dos velhos fizesse presente a cada aula, sendo ela teórica, e consequentemente, prática. Portanto, foram detalhadas as seis primeiras aulas ministrada aos velhos acadêmicos do projeto de extensão, o que resultou num projeto de culminância de todas essas aulas, acrescidas de mais três aulas para o projeto intitulado MasterChef’s Cake UMA. Conclui-se que passado e presente necessitam ser latentes no ensino para os velhos, pois quanto mais chegarmos perto da realidade deles, mais prazeroso e significativo será sua aprendizagem. E quanto mais os professores entenderem o universo dos velhos, melhor será suas práxis. Enfim, faz-se necessário o destaque de que este estudo é o início de estudos e análises futuros, pode-se aprofundar o estudo de outras línguas estrangeiras, bem como associar a Língua Inglesa ao uso da tecnologia, um campo a ser explorado na UMA.
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