UNIVERSIDADE DA MATURIDADE E O ENSINO/APRENDIZAGEM DA LÍNGUA INGLESA ÀS PESSOAS VELHAS

  • Lígia Felix Parrião Matos Unitins
  • Maria de Lourdes L. Macedo PROGERO
  • Luiz Sinésio Silva Neto Universidade Federal do Tocantins
  • Neila Barbosa Osório Universidade Federal do Tocantins
Palavras-chave: Aprendizagem Significativa. Língua Inglesa. Universidade da Maturidade.

Resumo

A aprendizagem da segunda língua pode proporcionar autoestima elevada, memória ativa, sociabilidade, possibilidade de viajar ao exterior e praticar a língua, entre outros pontos positivos. O objetivo desse estudo foi descrever a experiência da disciplina de Língua Inglesa na Universidade da Maturidade. Foi realizado estudo de caso descritivo de característica qualitativa. Neste estudo, buscou-se também, apresentar a temática da Língua Inglesa de maneira em que tanto o ensino, como a aprendizagem, fosse assimilado de maneira significativa, em que o universo dos velhos fizesse presente a cada aula, sendo ela teórica, e consequentemente, prática. Portanto, foram detalhadas as seis primeiras aulas ministrada aos velhos acadêmicos do projeto de extensão, o que resultou num projeto de culminância de todas essas aulas, acrescidas de mais três aulas para o projeto intitulado MasterChef’s Cake UMA. Conclui-se que passado e presente necessitam ser latentes no ensino para os velhos, pois quanto mais chegarmos perto da realidade deles, mais prazeroso e significativo será sua aprendizagem. E quanto mais os professores entenderem o universo dos velhos, melhor será suas práxis. Enfim, faz-se necessário o destaque de que este estudo é o início de estudos e análises futuros, pode-se aprofundar o estudo de outras línguas estrangeiras, bem como associar a Língua Inglesa ao uso da tecnologia, um campo a ser explorado na UMA.

Biografia do Autor

Lígia Felix Parrião Matos, Unitins

Mestra em Educação, professora de Inglês Instrumental em Sistemas de Informação da Universidade Estadual do Tocantins e professora do programa de extensão de Inglês Básico I da Unitins.

Maria de Lourdes L. Macedo, PROGERO

Mestre em educação, Membro do PROGERO, professora da rede estadual de ensino.

Luiz Sinésio Silva Neto, Universidade Federal do Tocantins

Doutor, professor do curso de Medicina da Universidade Federal do Tocantins e Coordenador do programa Universidade da Maturidade-UFT. 

 

Neila Barbosa Osório, Universidade Federal do Tocantins

Doutora, professora do Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal do Tocantins e Coordenadora do programa Universidade da Maturidade-UFT. 

Referências

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Publicado
2019-08-13