CAMINHOS E CONTEXTOS DA BRINQUEDOTECA: DO EMPRÉSTIMO DE BRINQUEDOS ATÉ A BRINQUEDOTECA NA ESCOLA E NA PESQUISA EM EDUCAÇÃO

  • Aline Aparecida de Castro Colégio Marista - Ponta Grossa PR
  • Nayane Maria Ferreira de Oliveira Secretaria Municipal de Educação - Ponta Grossa PR
  • Daiana Camargo Universidade Estadual de Ponta Grossa - PR
Palavras-chave: Brinquedoteca. Brincar. Prática Pedagógica.

Resumo

O presente texto trata do histórico da brinquedoteca, os caminhos percorridos até a implantação de brinquedotecas escolares e apresenta um levantamento de pesquisas e publicações sobre a temática.. Objetivamos tratar da brinquedoteca enquanto um espaço de brincar, conhecer as pesquisas já realizadas e as possibilidades de estudo, com foco na brinquedoteca no espaço escolar. Tratamos da trajetória da brinquedoteca fundamentados em Cunha (1998), Fortuna (2011), Kishimoto (1998) e Hipollyto (2001). Os escritos de Friedmann (1998), Moyles(2002) e Sousa e Damasceno (2012) nos auxiliam a dialogar sobre as possibilidades do brincar, da brinquedoteca, seus espaços e tempos. Para identificar as produções sobre a brinquedoteca realizamos um levantamento da produção nas Dissertações e Teses no Catálogo da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) e artigos disponíveis no Scielo. Analisando títulos e palavras-chave dos trabalhos produzidos entre 2008 e 2018, os resultados apontam que a pesquisa Estado da Arte permite identificar a relevância da temática brinquedoteca mediante um número expressivo de publicações e a necessidade de estudos cada vez mais avançados e voltados à escuta da criança quando brinca, das interações e potencialidades do brincar na escola para além de práticas conteudistas e disciplinadoras.

Biografia do Autor

Aline Aparecida de Castro, Colégio Marista - Ponta Grossa PR

Graduada em Licenciatura em Pedagogia/UEPG 2015-2018. Mestranda em Educação - UEPG.

Nayane Maria Ferreira de Oliveira, Secretaria Municipal de Educação - Ponta Grossa PR

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Ponta Grossa(2018). Atualmente é professora da Prefeitura Municipal de Ponta Grossa.

Daiana Camargo, Universidade Estadual de Ponta Grossa - PR

Possui graduação em Pedagogia pela Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de União da Vitória (2001). Pós -Graduação em Pré-escola e Séries Iniciais pela FAFIUV. Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa-UEPG. Doutora em Ciencias de la Educación pela Universidade Nacional de La Plata - Argentina.Tem experiência na área de Formação de professores, com ênfase em cursos e oficinas pedagógicas, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação; Educação Infantil; Brincar; Corpo e movimento; Prática pedagógica na Educação Infantil. Integrante do Grupo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Educação Infantil - GEPEEDI (UEPG-Cnpq) e do Grupo de Estudos em Educação Física Escolar - GEPEFE (UEPG- Cnpq).

 

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Publicado
2019-11-11