CAMINHOS E CONTEXTOS DA BRINQUEDOTECA: DO EMPRÉSTIMO DE BRINQUEDOS ATÉ A BRINQUEDOTECA NA ESCOLA E NA PESQUISA EM EDUCAÇÃO
Abstract
O presente texto trata do histórico da brinquedoteca, os caminhos percorridos até a implantação de brinquedotecas escolares e apresenta um levantamento de pesquisas e publicações sobre a temática.. Objetivamos tratar da brinquedoteca enquanto um espaço de brincar, conhecer as pesquisas já realizadas e as possibilidades de estudo, com foco na brinquedoteca no espaço escolar. Tratamos da trajetória da brinquedoteca fundamentados em Cunha (1998), Fortuna (2011), Kishimoto (1998) e Hipollyto (2001). Os escritos de Friedmann (1998), Moyles(2002) e Sousa e Damasceno (2012) nos auxiliam a dialogar sobre as possibilidades do brincar, da brinquedoteca, seus espaços e tempos. Para identificar as produções sobre a brinquedoteca realizamos um levantamento da produção nas Dissertações e Teses no Catálogo da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) e artigos disponíveis no Scielo. Analisando títulos e palavras-chave dos trabalhos produzidos entre 2008 e 2018, os resultados apontam que a pesquisa Estado da Arte permite identificar a relevância da temática brinquedoteca mediante um número expressivo de publicações e a necessidade de estudos cada vez mais avançados e voltados à escuta da criança quando brinca, das interações e potencialidades do brincar na escola para além de práticas conteudistas e disciplinadoras.References
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