O ATO DE CUIDAR E EDUCAR NA RODA DOS EXPOSTOS: OS CONTEXTOS HISTÓRICOS DE UMA EDUCAÇÃO ASSISTENCIALISTA NO BRASIL

Abstract

artigo com objetivo de delinear a assistência e educação ofertada aos infantes enjeitados por seus familiares nos séculos XIX e XX, bem como descrever, de modo sistemático, a educação na primeira infância oferecida por órgãos de caráter assistencialista às crianças em situação de abandono no Brasil. Utilizou-se como método de pesquisa a bibliográfica por se tratar de informações descritivas e históricas e que necessitavam, à luz da criticidade, de rearranjos e conexões para descrever a finalidade da educação infantil na Roda dos Expostos e da preparação dos profissionais para atuarem nestes espaços. Kuhlmann Júnior (2001) e Silva (2010) auxiliaram na estruturação da educação oferecida na Roda dos Expostos. Venâncio (1999) e Torres (2006) corroboraram com a descrição da história do abandono das crianças. Vieira e Gomide (2008) descrevem as etapas de constituição da educação infantil no percurso da história da educação. Mesgravis (1975) reproduz todas as condições de trabalho dos principais atores da Roda dos Expostos. Concluiu-se que nestes espaços a educação ofertada aos infantes seguia a mesma lógica da dualidade do ensino: uma educação voltada para a classe abastarda com um currículo mínimo e sem condições de reintegração ao meio social.

Author Biography

Gisele Meireles Mendes, Universidade Federal do Maranhão

Especialista em Gestão Escolar. Graduada em Pedagogia pelo UNICEMA. Tutora de cursos EaD pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMANET). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa Infância, Educação Infantil e Docência (GEPEID) pela Universidade Federal do Maranhão. 

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Published
2021-04-14