O JARDIM DE INFÂNCIA EM ALAGOAS NOS ANOS DE 1930: UMA ANÁLISE DE DOCUMENTOS HISTÓRICOS SOB A PERSPECTIVA DA ABORDAGEM INTEGRADA DE CUIDADO E EDUCAÇÃO
Abstract
Este artigo traz em sua discussão reflexões resultantes da análise de dois documentos históricos referentes à normatização dos “Jardins Infantis” no estado de Alagoas nos anos de 1930. Os parâmetros metodológicos e científicos que embasaram este estudo estão vinculados aos princípios da pesquisa qualitativa, sob o viés da revisão de literatura dialógica e análise de documentos históricos. O objetivo geral é identificar a percepção sobre o cuidado e atendimento à criança nas instituições alagoanas no período em foco. As fontes históricas que serviram de caminho para o passado revelam uma herança de práticas tradicionais de ensino e uma concepção de educação infantil como fase de preparação para escolarização inicial. Entre as fontes que compôs o corpus desta pesquisa, estão: o Decreto n.º 2.298, de 18 de novembro de 1937 – que cria o Instituto de Educação – e o Programa para o Ensino Primário e Jardim Infantil do Estado, ambos publicados em 1937 e divulgados pela revista Almanaque do Ensino, a qual circulava na cidade de Maceió-Al nos primeiros decênios do século XX. A intenção não é somente buscar as origens da história das instituições infantis em Alagoas, mas promover a compreensão das rupturas e continuidades de práticas integradoras de cuidado e educação na primeira etapa da educação básica tomando os devidos cuidados para não cometer anacronismos.
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