PRÁTICAS EDUCATIVAS EM UM PROGRAMA DE RESIDÊNCIA EM EDUCAÇÃO INFANTIL: ANÁLISE DE DIÁRIOS DE CAMPO DE PROFESSORES EM FORMAÇÃO
Abstract
Este trabalho apresenta pesquisa que analisa a produção de graduandos de pedagogia durante estágio em Programa de Residência Pedagógica em Educação Infantil. Fundamentado na perspectiva histórico-cultural analisa registros de diários de campo destacando o olhar dos residentes sobre as especificidades cotidianas da escola pública de educação infantil em práticas educativas quanto às rotinas e a organização escolar, as formas de atividades do brincar, as ações disciplinadoras das crianças, a relação família-escola e a relação cuidar-educar. A metodologia qualitativa consta de análise de registros de 31 residentes de escola da grande São Paulo, e de 3 preceptores que acompanham os estudantes no estágio. A análise discute o caráter mediador dos registros nos processos de formação na relação com as práticas educativas. Os resultados assinalam o papel do “diário de campo on-line” como ferramenta mobilizadora de processos reflexivos de ensino e aprendizagem no campo da formação de professores para a Educação infantil.
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