ENTRE CARTAS E DIÁRIOS: A ATUAÇÃO DOS MISSIONÁRIOS DA COMPANHIA DE JESUS NA AMAZÔNIA MATO-GROSSENSE DO SÉCULO XX

  • Cássia Simone Ribeiro de Carvalho da Silva Escola Presbiteriana de Alta Floresta
  • Adriano Castorino Universidade Federal do Tocantins
  • Rosane Duarte Rosa Seluchinesk UNEMAT
  • Rudimaria dos Santos UNEMAT
Palavras-chave: João Dornstauder. Evangelização. Povos Indígenas. Frente de Expansão. Relação.

Resumo

Os jesuítas foram designados para a evangelização dos povos indígenas que ocupavam o território brasileiro. A catequese executada por eles percorreu todo o Brasil, e em grande escala na Amazônia mato-grossense. No que tange à atuação no noroeste do estado, destaca-se o padre João Dornstauder, um jesuíta austríaco que foi considerado um marco na evangelização e na dita pacificação dos povos indígenas. O acervo de cartas e diários deixados por Dornstauder e por outros jesuítas consistem nas fontes que compõem o material de análise do presente trabalho. Esses escritos revelam detalhes de como ocorreu todo o processo mediante a frente de expansão do território mato-grossense. A análise dos documentos foi embasada por reflexões do âmbito da história, da literária e do discurso, ajudando assim a revelar e a entender um acervo documental ainda não explorado. A partir dessa análise, foi possível identificar que o Padre João Dornstauder evangelizou em nome do cristianismo e popularizou-se entre as aldeias do noroeste. Porém, os passos da pacificação evangelizadora impuseram, à etnia indígena, áreas delimitadas e a perda da sua identidade cultural.

Biografia do Autor

Cássia Simone Ribeiro de Carvalho da Silva, Escola Presbiteriana de Alta Floresta

Graduada em Letras pela União das Faculdades de Alta Floresta – UNIFLOR/MT e Especialista em Leitura, Literatura e Produção De Textos, na área de conhecimento Ciência Humanas, oferecido pela Associação Juinense de Ensino Superior – AJES, Especialista em Língua e Literatura Espanhola, na área de Línguas Estrangeiras Modernas, oferecido pela Faculdade de Educação de Alta Floresta-MT - UNIFLOR, Especialista em Didática do Ensino Superior, na área de Educação, oferecido pela Faculdade de Alta floresta - FAF, Especialista em História de Mato Grosso, na área de Educação, oferecido pelo Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia, Câmpus Alta Floresta - IF.

Adriano Castorino, Universidade Federal do Tocantins

Possui graduação em Letras pela Universidade Federal de Goiás (2004), mestrado em Ciências do Ambiente pela Universidade Federal do Tocantins (2011) e doutorado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2014). 

Rosane Duarte Rosa Seluchinesk, UNEMAT

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso, Mestre em Educação pela UFPR, Doutora em Desenvolvimento Sustentável pelo CDS-UNB e Professora da Universidade do Estado de Mato Grosso. 

Rudimaria dos Santos, UNEMAT

Graduada em pedagogia pela UNIJALES/SP, Graduada em História pela UNEMAT/MT, especialista em Formação de professores da Educação Básica para AEE pela UFC/CE, Especialista em didática e metodologia de Ensino pela UNIC/MT, Especialista em história do Mato Grosso pelo IFMT/MT, cursando especialização em Educação especial e Libras pelo IFMT/MT. 

Referências

BARROS, José D`Assunção. O Campo da História: Especialidades e Abordagens. 9 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010.

FOCAULT, Michel. A Arqueologia do Saber. 7º ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2008.

FOCAULT, Michel. A Ordem do Discurso. 5º ed. São Paulo: Edições Loyola, 1970.

MARTINS, José de Souza. Fronteira: a degradação do Ouro nos confins do humano. 2º ed., 2º reimpressão. São Paulo: Contexto, 2009.

MIA- DORNSTAUDER, João. Conjunto de fascículos sem pastas. 18.1 – BR. CBFJ - Documentos coletados no Centro Burnier Fé e Justiça, com sede, Cuiabá.

MIA- IASI JUNIOR, Antônio. Pasta 103 – fascículo 2. 37.1 – BR. CBFJ - Documentos coletados no Centro Burnier Fé e Justiça, com sede, Cuiabá.

MIA- MOURA E SILVA, José. Jesuítas em MS, RO e MT. 62.1 – BR. CBFJ - Documentos coletados no Centro Burnier Fé e Justiça, com sede, Cuiabá.

NICOLA, José. Literatura Brasileira: das origens aos nossos dias. São Paulo: Scipione: 2003.

PACINI, Aloir, S.J. Um artificie da Paz entre seringueiros e índios. São Leopoldo: ed. Unisinos, 2015.
Publicado
2019-08-08